Início Mundo Rei de Espanha sobre o pai: “Os princípios estão acima das considerações familiares”

Rei de Espanha sobre o pai: “Os princípios estão acima das considerações familiares”

Na mensagem de Natal, Felipe VI não referiu o nome do pai e rei emérito Juan Carlos I, mas o recado ficou dado. O atual rei de Espanha afirmou que, perante “princípios éticos e morais”, ninguém pode ficar acima.

“Já em 2014, na minha proclamação perante as Cortes Gerais, referia-me aos princípios morais e éticos que os cidadãos exigem da nossa conduta. (…) Alguns princípios obrigam-nos a todos sem exceção e estão acima de qualquer consideração da natureza, mesmo que sejam pessoais ou familiares”, disse Felipe VI na mensagem de Natal dirigida aos espanhóis.

Embora nunca tenha referido o nome do pai, o rei emérito Juan Carlos I, que foi acusado de fraude fiscal e está a viver em Abu Dhabi, a referência foi clara como a água. O monarca de Espanha afirmou que a família real deve guiar-se pela “integridade e a conduta honesta e transparente”. “Sempre o entendi assim, em coerência com as minhas convicções, com a forma de compreender as minhas responsabilidades como chefe de Estado e com o espírito renovador que inspira o meu reinado desde o primeiro dia”, acrescentou.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!