Rei de Espanha sobre o pai: "Os princípios estão acima das considerações familiares" - Plataforma Media

Rei de Espanha sobre o pai: “Os princípios estão acima das considerações familiares”

Na mensagem de Natal, Felipe VI não referiu o nome do pai e rei emérito Juan Carlos I, mas o recado ficou dado. O atual rei de Espanha afirmou que, perante “princípios éticos e morais”, ninguém pode ficar acima.

“Já em 2014, na minha proclamação perante as Cortes Gerais, referia-me aos princípios morais e éticos que os cidadãos exigem da nossa conduta. (…) Alguns princípios obrigam-nos a todos sem exceção e estão acima de qualquer consideração da natureza, mesmo que sejam pessoais ou familiares”, disse Felipe VI na mensagem de Natal dirigida aos espanhóis.

Embora nunca tenha referido o nome do pai, o rei emérito Juan Carlos I, que foi acusado de fraude fiscal e está a viver em Abu Dhabi, a referência foi clara como a água. O monarca de Espanha afirmou que a família real deve guiar-se pela “integridade e a conduta honesta e transparente”. “Sempre o entendi assim, em coerência com as minhas convicções, com a forma de compreender as minhas responsabilidades como chefe de Estado e com o espírito renovador que inspira o meu reinado desde o primeiro dia”, acrescentou.

Leia mais em Jornal de Notícias

Artigos relacionados
MundoSociedade

Espanha regista novo recorde diário de contágios com quase 45 mil novos casos

MundoSociedade

Setor de turismo pressiona Espanha a conter onda de imigração africana nas Canárias

FuturoMundo

Hidroxicloroquina não previne contágio nem combate a Covid-19, diz estudo

PortugalSociedade

Portugal e Espanha vão "assar" com aumento médio da temperatura

Assine nossa Newsletter