Zaragatoa, moratória e gripezinha. As 31 palavras mais procuradas em 2020

Zaragatoa, moratória e gripezinha. As 31 palavras mais procuradas em 2020

As temáticas da pandemia, das alterações laborais e mesmo dos empréstimos levaram os portugueses a procurar significados no dicionário online Priberam, este ano

Confinamento, quarentena, assintomático e zaragatoa foram algumas das palavras mais pesquisadas no dicionário Priberam em 2020, um ano que ficou marcado pela pandemia de covid-19 e pelas medidas restritivas que impôs no mundo inteiro.

Pelo quarto ano consecutivo, o Priberam e a agência Lusa uniram-se para selecionar as palavras mais pesquisadas no dicionário, e que ilustram o ano que está a terminar.

São 31 as palavras escolhidas, a partir das 250 mais pesquisadas, que constam a partir desta quinta-feira, 17 de dezembro, num site vocacionado e que integra também conteúdos noticiosos da agência Lusa, para contextualização de cada uma das palavras, ilustrando-as com fotografias captadas pelos seus fotojornalistas.

O ano em palavras pode ser acedido igualmente através do ‘site’ da Lusa. Estruturado por ordem cronológica, de janeiro a dezembro, e cada palavra permite aceder diretamente ao seu significado no Dicionário Priberam e ao artigo da Lusa sobre o evento que motivou as pesquisas.

Muitas destas palavras referem-se diretamente à pandemia e, no topo das consultas no Dicionário Priberam, a mais pesquisada de todas foi precisamente pandemia.

Leia mais em Delas

Assine nossa Newsletter