Início » Shenzhen aposta no uso da bicicleta

Shenzhen aposta no uso da bicicleta

A autoridade de transportes de Shenzhen está apostada em melhorar a qualidade dos serviços de transporte lentos na cidade, incluindo as bicicletas.

Segundo a estratégia e plano a curto prazo de transformação da cidade numa pioneira na área dos transportes serão construídas seis ciclovias expresso e 12 ciclovias tradicionais. Entre 2017 e 2019 foram construídos um total de 808 quilómetros em ciclovias e este ano espera-se que sejam completados mais 300 quilómetros. 

O Departamento Municipal de Transportes de Shenzhen publicou este ano o “Plano de Desenvolvimento da Bicicleta como Meio de Transporte (2021-2035)”, onde se define que este representa uma parte importante do sistema de transportes, juntamente com outros meios mais comuns, e onde são anunciadas cinco estratégias de desenvolvimento, como “construção de rede, estacionamento, maior segurança, promoção de uso de bicicletas e coordenação política”. Ao todo, um total de 38 políticas foram criadas para promover o desenvolvimento saudável de bicicletas em Shenzhen. 

O Departamento está a trabalhar no “Sistema de criação de uma rede e execução de um plano piloto para transportes lentos em Shenzhen”, com 6 ciclovias expresso e 12 ciclovias tradicionais. Será promovida ainda a transição desde veículos motorizados de média distância para bicicletas, a popularização de atividades de lazer e fitness com estes meios de transporte e um desenvolvimento da qualidade dos transportes lentos e de urbanização sustentável. 

Ao longo dos últimos anos Shenzhen tem regularmente posto em prática projetos de construção para meios de transporte lentos, com a criação anual, em média, de cerca de 300 quilómetros de vias para veículos não motorizados. 

Em resposta à preocupação do público sobre a construção de estacionamento destes veículos de duas rodas, o Departamento esclarece que as “normas para construção de estacionamento para bicicletas em Shenzhen (execução provisória) ” foram publicadas no início de 2017, tendo toda a construção destes espaços seguido as mesmas orientações. Até à data estão criados, no total, 30 mil lugares de estacionamento. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!