Início Lusofonia Presidência lusa da UE trará “muitos benefícios” aos PALOP

Presidência lusa da UE trará “muitos benefícios” aos PALOP

Garantia dadas pelo ministro português dos Negócios Estrangeiros em Berlim

Em entrevista exclusiva à Deutsche Welle, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, falou, entre diversas coisas, das relações União Europeia-África e dos PALOP que, garante o governante, podem esperar “muitos benefícios” da presidência portuguesa da UE “porque há processos em curso”.

“Cabo Verde tem, com a União Europeia, um processo em curso cujo objetivo é, quando isso for possível, a isenção de visto. Angola tem em curso um processo de negociação com a União Europeia para um novo acordo entre Angola e a Europa. Moçambique pediu apoio à União Europeia designadamente para combater o terrorismo no norte, em Cabo Delgado. A União Europeia já disse que iria prestar esse apoio e estamos agora a discutir com Moçambique os contornos de tal acordo,” relembra à DW África.

Santos Silva, que prepara a transição da presidência do Conselho da União Europeia, atualmente ocupada pela Alemanha e que Portugal assume a partir do próximo ano, adiantou que o apoio a Moçambique será sempre feito de acordo com o que o país africano desejar. “Vamos desenhar a resposta nos termos definidos pelas autoridades moçambicanas”, referiu, lembando que a ajuda deverá passar por “formação e treino das Forças Armadas e de Segurança, apoio logístico, em matéria de saúde pública e humanitária e no desenvolvimento”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!