Moçambique pede apadrinhamento de Portugal na compra da vacina -

Moçambique pede apadrinhamento de Portugal na compra da vacina

O Presidente da República, Filipe Nyusi, pediu o apadrinhamento de Portugal na aquisição da vacina de prevenção contra a pandemia da Covid-19, logo que for aprovada sua comercialização, refere uma nota da Presidência da República.

Num contacto telefónico com António Costa, primeiro-ministro de Portugal, os, os dois Chefes de Governo partilharam assuntos de interesse comum dos respetivos países, para além da avaliação das relações de cooperação bilateral. A interação dos governantes foi igualmente dominada pela situação da Covid-19 nos seus países e a situação da segurança em Moçambique, com destaque para o terrorismo no norte do País.

Sobre a Covid-19, o Primeiro-Ministro Português encorajou o Presidente Nyusi a continuar com a gestão das medidas preventivas assinaláveis, ora   em curso no país. Na ocasião, Moçambique solicitou o apadrinhamento de Portugal na aquisição da vacina de prevenção desta pandemia, logo que estiver disponível.

Quanto ao combate contra o terrorismo, o Presidente da República actualizou ao governante português sobre a forma de actuação dos terroristas, tendo agradecido a solidariedade manifestada por Portugal em todas as fases, incluindo dentro do Parlamento Europeu.

O Chefe do Estado moçambicano agradeceu em especial a última carta do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa que se solidariza com os moçambicanos face aos últimos ataques dos terroristas no distrito de Muidumbe.

Na ocasião, o Primeiro-Ministro Português colocou o seu país à disposição para apoiar Moçambique nesta batalha universal, quer no âmbito da União Europeia assim como na cooperação bilateral. Os dois Chefes do Governo acordaram para a precisão do tipo de apoio a prestar, tendo em conta os acordos bilaterais em curso.

Artigos relacionados
DesportoMoçambique

Organismos do futebol moçambicano sugerem adiamento do Moçambola

MoçambiqueSociedade

Casamentos forçados aos 11 anos para famílias sobreviverem em Moçambique

MoçambiqueMundo

Cabo Delgado: Mais de 500 detidos na Tanzânia serão extraditados para Moçambique

MoçambiqueSociedade

Covid-19: OMS reforça capacidade de testagem de Moçambique

Assine nossa Newsletter