China avisa cinco países ocidentais: "Os vossos olhos serão arrancados" - Plataforma Media

China avisa cinco países ocidentais: “Os vossos olhos serão arrancados”

A China repreendeu o Reino Unido, os EUA, a Austrália, a Nova Zelândia e o Canadá, da aliança Five Eyes, depois de ser acusada de um esforço estratégico para silenciar os deputados críticos do regime em Hong Kong

Os cinco países, que formam a aliança Five Eyes (Cinco Olhos), criticaram a imposição de novas regras pela China para desqualificar deputados eleitos em Hong Kong. Reino Unido, EUA, Austrália, Nova Zelândia e Canadá instaram Pequim a reverter o curso. A resposta de Pequim não tardou e foi curta e grossa. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China alertou os cinco países para ficarem fora dos assuntos da China, com um aviso: “Devem ter cuidado ou os vossos olhos serão arrancados”.

“Os chineses nunca criam problemas e nunca têm medo de nada”, adiantou o porta-voz Zhao Lijian a jornalistas em Pequim na quinta-feira, dizendo que não “importa se eles têm cinco ou dez olhos” numa alusão à aliança Five Eyes formada pelo bloco de cinco países, noticia hoje a BBC.

Na semana passada, Hong Kong expulsou quatro deputados pró-democracia do seu Parlamento depois de Pequim ter aprovado uma resolução que autoriza ogoverno da cidade a demitir políticos considerados uma ameaça à segurança nacional. Em resposta, todos os deputados pró-democracia de Hong Kong anunciaram a sua demissão dos cargos. Pela primeira vez desde que o Reino Unido devolveu o território à China em 1997, o corpo parlamentar de Hong Kong quase não tem vozes dissidentes.

O afastamento dos quatro deputados foi visto por muitos como a mais recente tentativa da China de restringir as liberdades de Hong Kong, algo que Pequim nega. Os ministros das Relações Exteriores do grupo Five Eyes instaram a China a reconduzir os deputados e qualificam a medida como uma clara violação dos compromissos legalmente vinculativos de Pequim, de proteger as liberdades e a autonomia do território.

Este artigo está disponível em: English 繁體中文

Artigos relacionados
ChinaMundo

Polícia de Hong Kong prende ex-deputados por fazerem protestos com líquido malcheiroso

Hong KongPolítica

Polícia de Hong Kong detém três ex-deputados pró-democracia

ChinaHong Kong

Hong Kong: Governo britânico convocou embaixador da China para manifestar desagrado

ChinaPolítica

Hong Kong: deputados pró-democracia renunciam em protesto contra Pequim

Assine nossa Newsletter