Início » Rui Rio prevê eleições legislativas antecipadas

Rui Rio prevê eleições legislativas antecipadas

João Pedro Henriques

“Não me parece fácil que a legislatura vá até ao fim.” Entrevistado esta noite na TVI, o líder do PSD admitiu que a legislatura pode não chegar até ao fim (outubro de 2023).

Segundo disse, o PS está “periclitante”, e “há divisões dentro do Governo, dentro do grupo parlamentar” e entre o PS e os partidos à sua esquerda.

Na entrevista, Rui Rio foi intensamente questionado sobre o acordo com o Chega que vai permitir nos Açores a viabilização de um governo liderado pelo PSD (o partido que ficou em segundo, atrás do PS, nas últimas eleições legislativas regionais).

Rio disse estar de acordo com aquele acordo (“Estou a dar a cara. Estou de acordo”). Mas acrescentou que os quatro pontos acordados entre o PSD/Açores e o Chega “são inócuos”: combate à corrupção (“criar um gabinete, não sei como se chama”), reforço da autonomia, redução dos deputados no Parlamento regional e “redução de subsídio-dependência nos Açores”.

Segundo afirmou, o que na verdade “obrigou” o PSD a negociar com o Chega nos Açores foi o Representante da República.

“Aquilo que eu sei é que o Representante da República exigiu preto no branco, por escrito, um suporte parlamentar. O lider do PS não conseguiu. O PSD conseguiu. Isso obrigou o PSD a negociar”, disse.

Leia mais em Diário de Notícias