Trump ganha apoio em cruzada jurídica e política - Plataforma Media

Trump ganha apoio em cruzada jurídica e política

Secretário de Estado afirmou que haverá ‘transição suave para um segundo mandato Trump’.

A empreitada de Donald Trump em não aceitar a derrota para Joe Biden ganhou novos e simbólicos contornos nesta semana, o que elevou a tensão e o impasse nos EUA.

Trump avançou sua cruzada no campo jurídico e político, sob o argumento de que a eleição foi fraudada, enquanto Biden foi a público dizer que considera a postura negacionista do presidente “uma vergonha” que deve prejudicar ainda mais o legado do republicano.

“Eu acho que é uma vergonha, para ser franco. Como posso dizer isso com mais tato? Acho que não vai ajudar o legado do presidente”, disse Biden em entrevista a jornalistas em Wilmington.

Na avaliação do democrata, a recusa da gestão Trump em dar acesso a recursos e informações do governo para o seu time de transição “não terá muitas consequências” e descartou, por ora, um processo legal para obrigar que a burocracia americana admita sua vitória e inicie o processo formalmente, como é de praxe.

Assim que um novo presidente é declarado eleito, como foi feito com Biden no sábado (7), a Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês) autoriza o início da transição, o que ainda não aconteceu.

Biden tenta ocupar o espaço político e lançou na segunda-feira (9) uma força-tarefa para o combate à pandemia de coronavírus, sua prioridade de campanha. Ele disse que seguirá na transição até janeiro com recursos arrecadados na reta final da campanha —a posse está marcada para 20 de janeiro.

Trump, por sua vez, ganhou reforço em sua missão de atacar a democracia e deslegitimar a eleição.

No campo jurídico, o Departamento de Justiça autorizou, na noite de segunda-feira (9), a abertura de inquéritos federais para apurar supostas fraudes no pleito, mais uma vez sem apresentar provas, o que gerou o pedido de demissão do chefe de investigação de crimes eleitorais.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
AngolaMundo

Presidente angolano quer construir relação "mais próxima" com Biden

MundoPolítica

Indianos celebram vitória da "filha da Índia" Kamala Harris

MundoPolítica

Médio Oriente espera mudança de política com o fim da era Trump

MundoPolítica

Biden começa transição com foco na Covid e em revisão de atos de Trump

Assine nossa Newsletter