Japão quer transformar Tóquio num centro financeiro internacional - Plataforma Media

Japão quer transformar Tóquio num centro financeiro internacional

O Japão quer conquistar terreno no mundo dos negócios globais e o Governo anunciou hoje que vai criar uma equipa especial em inglês para transformar Tóquio numa “cidade financeira internacional”.

A decisão, anunciada pelo ministro das Finanças japonês, Taro Aso, surge num contexto em que os problemas políticos e distúrbios sociais em Hong Kong podem dar a Tóquio a possibilidade de atrair atividades que até agora funcionavam na cidade semi-autónoma chinesa.

A equipa vai começar a funcionar em janeiro e uma das primeiras missões vai ser rever as regulações e procedimentos para o registo das empresas financeiras no Japão e facilitar a comunicação em inglês.

“Tendo em conta a posição do Japão na sociedade financeira internacional e os distúrbios em Hong Kong (…) é muito importante que a economia japonesa se esforce para trazer [essa concentração de entidades financeiras] para o Japão”, afirmou Aso.

“Vamos proporcionar apoios desde as consultas prévias para o registo dos negócios estrangeiros até acelerar os procedimentos de registo”, acrescentou o ministro, em conferência de imprensa.

Japão é a terceira economia mundial, mas o uso da língua inglesa entre as instituições financeiras não é tão alargado como em Hong Kong ou Singapura.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
EconomiaMundo

As lições da economia japonesa para lidar com a inflação no pós-pandemia

Sociedade

Detenção de Carlos Ghosn no Japão considerada 'arbitrária' por especialistas da ONU

Desporto

Vítor Pereira vence duelo português na Champions da Ásia

EntrevistaLusofonia

Carmen Amado Mendes: “Temos capacidade para reunir a massa crítica dedicada à Ásia”

Assine nossa Newsletter