NASA planeia missão a asteroide mais valioso que a economia mundial

NASA planeia missão a asteroide mais valioso que toda a economia mundial

É um pote de riqueza incomensurável, a orbitar na cintura dos asteroides, a cerca de 370 milhões de quilómetros da Terra. O asteroide Psyche, descoberto em 1852, tem um valor dezenas de vezes superior a toda a economia mundial.

Um estudo recente feito à luz das objetivas do telescópio espacial Hubble descobriu que este asteroide, com 226 quilómetros quadrados de diâmetro, está carregado de metais como ferro e níquel.

Para os cientistas, o Psyche é um dos mais intrigantes objetos celestes a orbitar entre Marte e Júpiter, na chamada cintura dos asteroides. Composto unicamente por metal, demora cinco anos a orbitar em torno do sol e quatro horas a rodar sobre o próprio eixo.

“Temos visto meteoritos que sã maioritariamente de metal, mas Psyche parece único porque pode ser um asteroide totalmente de ferro e níquel”, disse Tracy Becker, cientista planetário do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, nos EUA.

“A Terra tem um núcleo de metal, um manto e uma crosta. É possível que Psyche tenha sido um planeta em formação atingido por ouro objeto do Sistema Solar, tendo perdido aí o manto e a crosta”, aventou Tracy Becker.

Leia mais em Jornal de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
FuturoMundo

Lua é mais rica em água do que se imaginava, indica NASA

FuturoMundo

NASA encontrou água na Lua. Próximo passo é saber se é potável

FuturoMundo

NASA escolhe Nokia para montar rede 4G na Lua

MundoSociedade

NASA manda para o Espaço casa de banho de 19 milhões de euros

Assine nossa Newsletter