Início Angola 120 novos mercados devolvem dignidade à venda ambulante

120 novos mercados devolvem dignidade à venda ambulante

Os cerca de dois milhões de vendedores em actividade informal pelas várias ruas e avenidas da cidade de Luanda deverão ser cadastrados e recolocados, a partir do segundo trimestre do próximo ano, em 120 novos mercados que o Governo deverá construir de forma gradual.

Esta realidade levou o Governo a adoptar uma nova “Estratégia de Transição da Economia Informal para a Economia Formal”. Da mesma resultou a elaboração do “Projecto de Requalificação, Formalização e Expansão das Praças e Cantinas”, incluindo a venda informal.

Os resultados do estudo de campo para a inserção do projecto mostraram que Luanda precisa de 120 mercados, subdividindo o sector em três níveis de mercado, designadamente a actividade de logística, a comercialização e a venda. O objectivo é evitar a aglomeração e confusão nos mercados informais.

Em declarações ao Jornal de Angola, o director Celso Borja defendeu que para o grande impacto da reconversão da economia informal se deve começar pela província de Luanda por ter a maior concentração da actividade económica do país.

“Vamos capitalizar um número de 120 mercados e, no caso da venda ambulante, terá que ser absorvida pela capitalização e proliferação dos mercados de proximidade”, garantiu.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!