Início » Centenas marcham em Taiwan a exigir libertação de 12 manifestantes de Hong Kong

Centenas marcham em Taiwan a exigir libertação de 12 manifestantes de Hong Kong

Centenas de pessoas marcharam ontem na capital de Taiwan, para exigir a libertação de 12 manifestantes antigovernamentais de Hong Kong, que foram presos pelas autoridades da China continental, em agosto, entre eles um jovem luso-chinês.

Os protestos começaram na sexta-feira, em várias cidades do mundo – desde Nova Iorque, nos Estados unidos, a Vancouver, no Canadá, a Adelaide, na Austrália – manifestando o seu apoio aos jovens que foram presos, numa campanha que recebeu o nome #save12hkyouths (salvem os 12 jovens de Hong Kong).

Entre os detidos está o estudante universitário Tsz Lun Kok, detentor de passaportes português e chinês.

De acordo com a Associated Press (AP), entre a multidão que se manifestou hoje em Taipé estavam ativistas de várias organizações taiwanesas, bem como residentes da ilha democrática autogerida e habitantes de Hong Kong que se mudaram para Taiwan, vestidos de preto e a usar máscaras faciais, enquanto gritavam `”Glória a Hong Kong”.

“Muitos de nós, manifestantes, queremos que o mundo saiba que Hong Kong não é mais a mesma”, disse à AP Tsang Cheung-kui, que se mudou de Hong Kong para Taiwan em fevereiro.

“Não pensem que Hong Kong é como antes, onde havia democracia, liberdade e estado de direito. Isso agora é completamente inexistente”, acrescentou.

Os 12 detidos, a maioria ligados aos protestos anti-governamentais do ano passado, em Hong Kong, está detido há quase dois meses em Shenzhen, cidade chinesa adjacente a Hong Kong, por “travessia ilegal” das águas continentais. Dois detidos são ainda suspeitos de organizar a passagem ilegal da fronteira.

O grupo tinha iniciado a viagem com destino a Taiwan, onde se pensa que procuravam asilo, quando a lancha em que seguiam foi intercetada, em 23 de agosto, pela guarda costeira chinesa.

“É um jogo diplomático que é delicado e que exige muita paciência e muita determinação”, disse aos jornalistas esta semana o embaixador de Portugal em Pequim, José Augusto Duarte, numa conferência de imprensa no consulado de Portugal em Macau.

“Estamos a desenvolver uma atividade de contactos com as autoridades chinesas. Seguimos uma metodologia própria, que até agora tem sido alentadora, na esperança que é a melhor via para conseguir aquilo que mais se pretende”, ou seja, o tratamento humanitário, “dentro de um enquadramento legal”, acrescentou.

Segundo familiares dos detidos, desde a detenção nenhum dos ativistas pôde contactar a família nem ter acesso a advogados mandatados pelos seus familiares, denunciando igualmente a nomeação de advogados oficiosos pelo Governo chinês.

O jovem, que tem nacionalidade portuguesa e chinesa, embora a China não reconheça a dupla nacionalidade, tinha já sido detido em 18 de novembro em Hong Kong, e mais tarde libertado, durante o cerco da polícia à Universidade Politécnica daquele território, sendo acusado de motim, por ter participado alegadamente numa manobra para desviar as atenções das forças de segurança com o objetivo de permitir a fuga de estudantes refugiados no interior.

O grupo inclui ainda o ativista pró-democracia Andy Li, de 29 anos, anteriormente detido na região ao abrigo da nova lei de segurança nacional, aprovada pelo regime chinês, no final de junho.

O diploma imposto por Pequim à antiga colónia britânica pune atividades subversivas, secessão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras com penas que podem ir até à prisão perpétua, e levou vários ativistas pró-democracia a refugiar-se no Reino Unido e Taiwan.

A líder de Hong Kong, Carrie Lam, afirmou repetidamente que os 12 detidos têm de enfrentar a lei na China continental, uma vez que foram presos por delitos aí cometidos.

Embora Hong Kong faça parte da China, tem um sistema judicial e de imigração distinto do continente, com controlos fronteiriços separados.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website