Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta obra feita para redes sociais - Plataforma Media

Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta obra feita para redes sociais

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) apresenta hoje (22), em concerto virtual, uma obra inédita de Antônio Ribeiro composta para ser executada nas redes sociais.

A apresentação será às 19h, no horário de Brasília, com transmissão pelos canais da OSB no Facebook  e no Youtube.  

OSB Lives Brasileiras – Antonio Ribeiro

O compositor Antonio Ribeiro é o convidado da nossa live desta semana. O bate-papo será conduzido pela violoncelista da OSB Emilia Valova. Antônio vai falar sobre sua carreira, em especial sobre "Cantilena para ensemble de violoncelos" – peça inédita que fará sua estreia em nosso concerto on-line da próxima quinta-feira (22/10).#musicabrasileira #musicaclassica

Publiée par Orquestra Sinfônica Brasileira sur Mardi 20 octobre 2020

Cantilena para ensemble de violoncelos fará parte do programa do terceiro concerto online da Série Clássica Brasileira, que contará também com obras de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, além de composições de autores estrangeiros.

“É uma estreia mundial”, diz o coordenador Artístico da OSB, Nikolay Sapoundjiev, sobre a obra do compositor brasileiro Antônio Ribeiro, escrita especialmente para este período de pandemia e de isolamento social. “A maior peculiaridade é que ela foi pensada para ser tocada nesse formato virtual, de gravação a distância. Eu acho que nunca antes os compositores pensaram que precisam escrever peças pensando nesse processo, que é bastante desafiador do ponto de vista logístico e tecnológico”. 

De acordo com Sapoundjiev, a obra contempla não apenas questões técnicas, mas as angústias desse período. O nome Cantilena foi escolhido por ser este um canto um pouco nostálgico e um pouco triste em certos momentos, refletindo a situação que estamos vivendo. O autor participou de uma conversa ao vivo na última terça-feira (20), onde explica a obra.

Related posts
BrasilCultura

Orquestra Sinfônica Brasileira celebra 80 anos de existência com concertos virtuais

Assine nossa Newsletter