Início Economia As profissões mais atrativas durante a pandemia

As profissões mais atrativas durante a pandemia

Profissionais das áreas da saúde, motoristas e trabalhadores do retalho alimentar foram vistos como heróis, durante a pandemia.

Apandemia veio acentuar ainda mais as desigualdades na procura de profissionais, saindo beneficiados aqueles que têm as competências mais procuradas neste período, que podem negociar melhores oportunidades, salário e gerir com maior flexibilidade a vida profissional e pessoal. Esta é uma das conclusões do inquérito “O Futuro dos Trabalhadores, pelos trabalhadores”, do ManpowerGroup.

Profissionais com competências nas áreas de cibersegurança, transformação de negócios, saúde e bem-estar, logística e e-commerce foram os mais procurados desde que teve início a pandemia, segundo o inquérito a 8000 trabalhadores de oito países. Em oposição, competências em vendas e marketing, hotelaria, turismo e lazer, administração e manutenção de escritórios ou retalho físico sofreram uma quebra na procura.

Grandes oportunidades no meio da pandemia

A mudança de hábitos dos consumidores e as alterações laborais foram em boa parte responsáveis pela necessidade de se reforçarem as infraestruturas tecnológicas nas empresas. Competências em domínios como a cibersegurança, o e-commerce e a análise de dados, segundo o estudo do ManpowerGroup, clivou ainda mais as desigualdades entre trabalhadores. São estes últimos, aliás, que no inquérito não classificaram a manutenção do seu posto de trabalho como prioridade, valorizando em primeiro lugar a flexibilidade que ganharam durante a pandemia.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!