Feira do Livro de Maputo em edição virtual - Plataforma Media

Feira do Livro de Maputo em edição virtual

Evento terá lugar de 22 a 24 de outubro

Vai decorrer, de 22 a 24 de outubro, a VI edição da Feira do Livro de Maputo. A ação, organizada pelo sexto ano consecutivo pelo Conselho Municipal de Maputo, celebra a literatura moçambicana e internacional, as artes e a cidade de Maputo e conta anualmente com a parceria da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Devido à pandemia de Covid-19, realiza-se em formato digital, “com a vontade de continuar a promover mais e melhor acesso e fruição ao livro e à leitura no país”, pode ler-se num comunicado enviado pela UCCLA.

A edição de 2020 tem Paulina Chiziane como escritora homenageada, celebrando também 30 anos da publicação de “Balada de amor ao vento”, primeiro romance publicado por uma mulher moçambicana.

A festa do livro de Maputo tem, como autores convidados da feira, os brasileiros Ana Elisa Ribeiro e Regina Dalcastagnè, os cabo-verdianos Danny Spínola e Eurídice Monteiro, os espanhóis Esteve Bosch de Jaureguízar e Ana Manso, o guineense Tony Tcheka, os moçambicanos Armando Artur, Teresa Manjate, Eduardo Quive, Nelson Lineu, Jessemuce Cacinda, Ana Mafalda Leite e Sara Jona e os portugueses João Nuno Azambuja e Marília Miranda Lopes, entre outros.

A edição deste ano, apesar das contigências, continua a apostar na forte presença de escritores e outros profissionais das letras nacionais e estrangeiros, como forma de alargar horizontes e apostar na internacionalização. “Inscrever Maputo na agenda mundial como uma cidade literária” continua a ser um dos propósitos da organização. “Nesse sentido, há uma expectativa muito forte na feira virtual, desde a eliminação das distâncias, à procura permanente de contatos nas redes sociais e ao diálogo intercultural para além das fronteiras invisíveis”, escreve a UCCLA.

De acordo com o Conselho Municipal de Maputo “a primeira edição online sempre traz muitas dúvidas e receios, mas também muita vontade de expandir o espaço da criação”. A feira será aberta oficialmente pelo presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Eneas Comiche.

Artigos relacionados
CulturaMundo

Saiba quem é a feminista que pregou ódio aos homens e se tornou alvo de ataques

MoçambiqueSociedade

Fome continua a desafiar a pandemia nos arredores de Maputo

MoçambiquePortugal

Portugal e Rede Aga Khan doam material médico à província de Maputo

ChinaCultura

Livro português “1.º Direito” venceu prémio chinês de literatura infantil

Assine nossa Newsletter