Início Editorial A quem deve dizer: Não se concentre no salário

A quem deve dizer: Não se concentre no salário

Johnson ChaoJohnson Chao*

Este ano, o ambiente de trabalho em Macau é precário, a taxa de desemprego está a aumentar e é difícil para os estudantes licenciados encontrarem emprego.

A Direção de Serviços para os Assuntos Laborais lançou uma série de programas para estabilizar o mercado de trabalho local. Algumas empresas afirmam que os recém-formados não se devem concentrar no salário ao procurar um emprego, mas sim nas perspectivas de carreira e se o emprego é adequado para eles. Não se concentre no salário, isso deve ser dito aos jovens? Ou contado aos pais?

Existe um ditado chinês, “criar um filho por cem anos e preocupá-lo por noventa e nove anos.” Os pais na sociedade tradicional chinesa se preocupam com tudo no que toca aos seus filhos. Aqui estão exemplos disso:

  1. Os alunos formam-se no ensino médio. Mais tarde, quando optam por se formar na universidade, os pais geralmente perguntam: o que podem fazer após a formatura? Em vez de se preocuparem com o facto de a escolha ter ou não alguma influência no crescimento pessoal.
  2. Para o primeiro emprego, depois de se formar na universidade, a primeira pergunta que os pais geralmente fazem é qual é o salário? Em segundo lugar, quantos dias de férias têm por ano e quais são os benefícios? Eles podem perguntar mais, é fácil mudar e de se tornar funcionário público?

Claro, salário e benefícios são importantes para a tomada de decisão, principalmente nesta cidade, que tem o segundo maior PIB per capita do mundo. Este ano é um bom momento para os jovens pensarem nos rumos da vida e fazer planos de carreira.

Macau, antes um lugar cheio de dinheiro. Sem turismo, volta a ser uma pequena vila de pescadores.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!