Guangdong lidera em número de estações 5G - Plataforma Media

Guangdong lidera em número de estações 5G

O Departamento Industrial de Tecnologia de Informação da província Guangdong anunciou que já atingiu o objetivo anual de construção de rede 5G, mais cedo do que esperado.

Guangdong é agora a província que tem o maior número de estações 5G a nível nacional, acrescentou o departamento. 

De acordo com a instituição, a tecnologia 5G “é uma indústria com grande desenvolvimento e cuja aplicação se está a espalhar por várias outras áreas”.

Este ano várias empresas de telecomunicação, incluindo a China Tower, investiram mais de 28 milhões de renminbis na construção de rede 5G em Guangdong. 

Entre janeiro e agosto foram construídas por toda a província 61.625 estações 5G, valor bem acima das 48 mil inicialmente definidas para serem instaladas. O número de utilizadores da rede atingiu os 20,74 milhões, com um total de 98.613 estações 5G (15 por cento do total de grandes estações a nível nacional), tornando-a na província líder nacional nas duas categorias. Shenzhen conta com 30.591, Guangzhou com 23.555, Dongguan com 8.305 e Foshan com 7.472. Shenzhen possui agora uma cobertura 5G praticamente total da cidade (a primeira na China), e as principais áreas urbanas de Guangzhou também já possuem cobertura, assim como as áreas centrais do Delta do Rio das Pérolas. A construção de bases 5G com 700Mhz de capacidade também já teve início na China. 

Existem atualmente em Guangdong cerca de 1.600 empresas relacionadas com a rede 5G, entre as quais 50 são já cotadas em bolsa (Quadro principal e Mercado de Empresas em Crescimento – GEM), um terço do total nacional. Guangdong possui uma cadeia industrial 5G completa, que cobre a produção de chips e componentes eletrónicos, objetos de transmissão de sinais de comunicação, matérias-primas e equipamentos de produção, assim como indústrias de equipamentos de telecomunicação, produtos 5G e outras aplicações industriais. 

Até ao final deste ano a rede 5G cobrirá todas as cidades e vilas na região do Delta do rio das Pérolas, assim como a região este, oeste e norte de Guangdong, fazendo desta área o primeiro grupo de cidades chinesas com rede 5G. 

Será ainda promovida a construção de uma rede 5G de 700 Mhz em Shenzhen, que cobrirá todas as zonas centrais também este ano e promoverá a construção de uma rede semelhante em Guangzhou. 

Segundo as autoridades, a promoção da aplicação de 5G+ numa série de indústrias, a modernização da cadeia industrial 5G e a transformação desta área numa indústria forte irá promover o desenvolvimento económico da província.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
SociedadeTimor-Leste

Tribunal de Díli decreta prisão preventiva para responsável da operadora Telemor

PortugalSociedade

5G: Prazo para entrega de candidaturas ao leilão termina hoje

ChinaFuturo

Chips 5G da chinesa Unisoc usados em mais de 50 dispositivos

FuturoPortugal

Regulamento do leilão de 5G fica conhecido esta quinta-feira

Assine nossa Newsletter