Trump ameaça UE com contra-ataque se sanções por causa da aviação avançarem - Plataforma Media

Trump ameaça UE com contra-ataque se sanções por causa da aviação avançarem

O Presidente dos Estados Unidos ameaçou esta quinta-feira “contra-atacar” comercialmente a União Europeia (UE), se os Estados-membros impuserem sanções aos produtos norte-americanos, após a Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizar o bloqueio europeu devido ao caso Boeing.

“Veremos o que acontece. Se [os Estados-membros da UE] nos golpearem, então contra-atacaremos com muito mais dureza do que eles. Não querem fazer nada, isso posso garanti-lo”, disse Donald Trump em declarações aos jornalistas, citado pela agência espanhola Efe, antes de rumar ao Estado da Carolina no Norte.

Bruxelas, que foi autorizada na terça-feira pela OMC a avançar com tarifas retaliatórias de 3,4 mil milhões de euros contra os Estados Unidos, avisou que o irá fazer se não acordarem sobre ajudas à aviação.

“A UE voltará imediatamente a envolver-se com os EUA de uma forma positiva e construtiva para decidir sobre os próximos passos”, afirmou o vice-presidente executivo da Comissão Europeia com a pasta do Comércio, Valdis Dombrovskis, numa publicação na rede social Twitter.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter