Início Portugal Rio admite “dúvidas” mas não “derrota à partida” proposta do Governo

Rio admite “dúvidas” mas não “derrota à partida” proposta do Governo

João Pedro Henriques

O presidente do PSD anunciou que o partido vai apresentar um diploma idêntico ao do Governo sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras na rua, mas sem as referências ao uso obrigatório da aplicação StayAway Covid.

Em declarações aos jornalistas no Parlamento, Rui Rio considerou que a atual formulação da proposta de lei do Governo “não tem condições para entrar em vigor”, mas disse não querer “derrotar à partida” o diploma.

A sua intenção é aprovar rapidamente no Parlamento uma medida de uso obrigatório de máscaras no espaço público – o projeto que o PSD tenciona apresentar – mas deixar para analisar em comissão parlamentar “se efetivamente vale a pena explorar” a obrigatoriedade de utilização da aplicação informática, salientando que as suas dúvidas são sobretudo sobre a sua eficácia. “Há dúvidas na componente constitucional e na eficácia”, afirmou.

“Estamos na disponibilidade, e é isso que vamos fazer, de apresentar um projeto de lei que será igual à proposta de lei do Governo no que concerne às viseiras e máscaras. Na segunda parte [relativa ao uso da aplicação], o ideal será provavelmente baixar à comissão para se apurar se efetivamente vale a pena explorar aquela ideia ou se ela não tem sequer pés para andar porque a eficácia é muito reduzida face àquilo que está em causa”, disse.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!