Moçambique celebra o Dia Mundial do Ovo para combater a malnutrição - Plataforma Media

Moçambique celebra o Dia Mundial do Ovo para combater a malnutrição

A Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) promove hoje em Moçambique a celebração do Dia Mundial do Ovo, sob o lema “Aumentar. Nutrir. Manter. Juntos. – Aumentar a procura e desejo por ovos, nutrir as crianças mundialmente, manter a oferta e consumo de ovos apesar da Covid-19, todos juntos”.

De acordo com a GAIN, estima-se que, em média, os moçambicanos consumam apenas 10 a 12 ovos por ano, contra números muito mais altos em países vizinhos, como Zimbabué e África do Sul onde o consumo anual per capita chega aos 42 e 150 ovos, respectivamente.

A fundação suíça, lançada na ONU em 2002 lidar com o sofrimento humano causado pela malnutrição, salienta ainda que, dos ovos consumidos pelos moçambicanos, somente 40% são produzidos localmente, sendo que os remanescentes 60% são importados. A organizaçção considera que esta lacuna entre a oferta e a demanda local representa uma oportunidade para o aumento da produção local de ovos, com vista a competir com os ovos importados e melhorar a disponibilidade e acesso aos ovos.

Portanto, refere a GAIN em comunicado “como parte das celebrações desta data, é importante a consciencialização sobre a mesma, mas, principalmente, sobre a importância da inclusão e consumo regular do ovo na dieta alimentar”.

Ao trabalhar juntamente com os governos e negócios, a GAIN pretende transformar os sistemas alimentares, de modo que estes ofereçam alimentos nutritivos a todas as pessoas, em especial as mais vulneráveis, com grande incidência em África. Em Moçambique, por exemplo, a fundação suíça está a implementar actividades desde 2011 e tem a sua representação local desde 2013.