Portugal e Brasil criam Clube de Leitura em Língua Portuguesa - Plataforma Media

Portugal e Brasil criam Clube de Leitura em Língua Portuguesa

Clube de Leitura em Língua Portuguesa visa promover o desenvolvimento sustentável, da ONU, através de livros infantis.

Portugal e Brasil anunciaram o projeto, com o apoio da ONU, que pretende incentivar o acesso aos livros infantis na internet.

O clube reunirá obras infantis e juvenis, que ficarão disponíveis na plataforma das Nações Unidas, que já conta com livros de outros países e idiomas.

O diretor adjunto da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas de Portugal, Bruno Duarte Eiras, citado pela ONU, acredita que “os livros têm o poder de nos auxiliar a compreender o mundo que nos rodeia”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Vitor Tavares, afirmou que existem muitos títulos e catálogos sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que ajudam a explicar os desafios na hora de concretizar as metas de desenvolvimento sustentável até 2030.

O Clube da Língua Portuguesa será apresentado na próxima edição da Feira do Livro de Bolonha, a realizar em abril de 2021. O clube segue modelos já criados na Noruega e na Indonésia para formar novas gerações de líderes, agentes de mudança e inovadores em todo o mundo.

O Clube de Leitura sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, foi lançado na Feira do Livro Infantil de Bolonha em 2019 e tem como público-alvo crianças de 6 a 12 anos de idade e funciona nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês (mandarim), inglês, francês, russo e espanhol.

O Cluibe de Leitura de Língua Portuguesa tem como membros a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros; CBL – Câmara Brasileira do Livro; FEBAB – Federação Brasileira de Bibliotecas;  FNLIJ – Seção Brasileira do IBBY e a DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O projeto conta, igualmente, com o apoio institucional da República de Portugal, da Fundação do Livro Infantil e Juvenil, e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições e outras entidades no Brasil e Portugal.

Artigos relacionados
CulturaLusofonia

Artista brasileira mostra "diversidade da lusofonia" em universidade nos EUA

AngolaCultura

“Leitorado Camões” forma quadros em Língua e Literatura Portuguesa

Hong KongLusofonia

Os primórdios da educação de matriz portuguesa em Hong Kong

Hong KongLusofonia

De cara lavada, Clube Lusitano de Hong Kong tenta recuperar do impacto da pandemia

Assine nossa Newsletter