Início Brasil Portugal e Brasil criam Clube de Leitura em Língua Portuguesa

Portugal e Brasil criam Clube de Leitura em Língua Portuguesa

Clube de Leitura em Língua Portuguesa visa promover o desenvolvimento sustentável, da ONU, através de livros infantis.

Portugal e Brasil anunciaram o projeto, com o apoio da ONU, que pretende incentivar o acesso aos livros infantis na internet.

O clube reunirá obras infantis e juvenis, que ficarão disponíveis na plataforma das Nações Unidas, que já conta com livros de outros países e idiomas.

O diretor adjunto da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas de Portugal, Bruno Duarte Eiras, citado pela ONU, acredita que “os livros têm o poder de nos auxiliar a compreender o mundo que nos rodeia”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Vitor Tavares, afirmou que existem muitos títulos e catálogos sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que ajudam a explicar os desafios na hora de concretizar as metas de desenvolvimento sustentável até 2030.

O Clube da Língua Portuguesa será apresentado na próxima edição da Feira do Livro de Bolonha, a realizar em abril de 2021. O clube segue modelos já criados na Noruega e na Indonésia para formar novas gerações de líderes, agentes de mudança e inovadores em todo o mundo.

O Clube de Leitura sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, foi lançado na Feira do Livro Infantil de Bolonha em 2019 e tem como público-alvo crianças de 6 a 12 anos de idade e funciona nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês (mandarim), inglês, francês, russo e espanhol.

O Cluibe de Leitura de Língua Portuguesa tem como membros a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros; CBL – Câmara Brasileira do Livro; FEBAB – Federação Brasileira de Bibliotecas;  FNLIJ – Seção Brasileira do IBBY e a DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O projeto conta, igualmente, com o apoio institucional da República de Portugal, da Fundação do Livro Infantil e Juvenil, e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições e outras entidades no Brasil e Portugal.

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!