Variante de Covid-19 vinda de Itália causou 3800 infeções em Portugal - Plataforma Media

Variante de Covid-19 vinda de Itália causou 3800 infeções em Portugal

Um em cada quatro casos no início de abril terá sido causado por esta variante genética, que se ficou principalmente pelo norte e pelo centro do país. Medidas de saúde permitiram “estrangular” a disseminação massiva para o sul

Oinício da pandemia de covid-19 em Portugal foi marcado pela disseminação massiva de uma variante da doença vinda da Lombardia, em Itália, que foi responsável por pelo menos 3800 infeções especialmente no norte do país. A informação foi avançada pelo secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa sobre o balanço do coronavírus em Portugal.

Esta conclusão faz parte do “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal”, um projeto de investigação coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que visou monitorizar a diversidade genética do novo coronavírus, especialmente durante os primeiros meses da epidemia.

João Paulo Gomes, coordenador do estudo, disse que os resultados finais serão apresentados em duas ou três semanas. De acordo com este responsável, a covid-19 terá entrado no país a 20 de fevereiro, oriunda da Lombardia, e terá ficado sem detetar durante uns dez dias.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
AngolaSociedade

Angola está no “limiar do estado de emergência”

BrasilSociedade

Metade dos moradores de São Paulo e Rio deixaria as cidades se pudesse

BrasilSociedade

No Brasil, casos de covid-19 caem 19% e mortes diminuem 17%

Mundo

Madrid decreta recolher obrigatório

Assine nossa Newsletter