Conselho de Ministros extraordinário da CPLP realiza-se de 7 a 9 de dezembro - Plataforma Media

Conselho de Ministros extraordinário da CPLP realiza-se de 7 a 9 de dezembro

O Conselho de Ministros extraordinário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que deverá aprovar a proposta de mobilidade realiza-se entre 7 e 9 de dezembro.

Eurico Monteiro, que falou à Lusa após uma reunião do Comité de Concertação Permanente (CCP) da CPLP, um encontro habitual de embaixadores dos Estados-membros, que decorreu presencialmente na sede da organização, em Lisboa, adiantou que, para já, a reunião será virtual, mas não ficou excluída a possibilidade de poder realizar-se presencialmente se houver condições, em contexto de pandemia de covid-19, que permitam que assim aconteça.

A preparação do Conselho de Ministros extraordinário, bem como da X Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que terá lugar em Luanda, em 2021, serão temas da agenda de uma outra reunião de Conselho de Ministros informal, que decorrerá já na próxima segunda-feira, 28 de setembro, em formato virtual, e como habitualmente à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, adiantou.

“Nesta reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados-membros deverá ficar definida a data da cimeira”, afirmou.

Segundo Eurico Monteiro, outro dos temas agendado para o Conselho de Ministros informal da próxima segunda-feira é o estado da cooperação entre os vários Estados-membros da CPLP, nomeadamente em situações de emergência, como a da pandemia.

Depois da aprovação da proposta no Conselho de Ministros extraordinário, esta deverá ser apreciada na Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, marcada para julho do próximo ano, em Luanda.

A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Related posts
AngolaCabo Verde

Ministros fazem acertos sobre presidência da CPLP

AngolaBrasil

Nova presidente do Fórum de Juventude da CPLP quer mais investimento nos jovens

AngolaBrasil

CPLP: Melhoria da rede de transportes pode permitir flexibilização dos investimentos no bloco

EconomiaLusofonia

Confederação Empresarial insta criação do Banco de Desenvolvimento da CPLP

Assine nossa Newsletter