Início » Polícia de Nova Iorque é acusado de espiar a favor da China

Polícia de Nova Iorque é acusado de espiar a favor da China

AFP

Um polícia de Nova Iorque de origem tibetana foi acusado esta segunda-feira (21) de espionagem e responsabilizado pelas autoridades dos EUA por reunir informações sobre a comunidade do Tibete para o governo chinês.

De acordo com a acusação divulgada, o polícia, que trabalhava numa esquadra do Queens, seguia ordens de funcionários do consulado chinês em Nova Iorque.

Por meio de seus contatos com a comunidade tibetana, o homem de 33 anos supostamente recolheu informações, entre 2018 e 2020, sobre as atividades de pessoas do Tibete em Nova Iorque e identificou possíveis fontes de inteligência.

Segundo os autos da promotoria, o réu, que é reserva do Exército dos Estados Unidos, supostamente também permitiu quecolaboradores do consulado fossem convidados para eventos organizados pelo Departamento de Polícia de Nova Iorque. As autoridades chinesas teriam-lhe pagado dezenas de milhares de dólares oelos seus serviços.

Quatro acusações foram feitas contra o polícia, incluindo alistamento no serviço de um país estrangeiro em solo americano, emissão de declarações falsas e obstrução do funcionamento de um serviço público.

Ele foi apresentado a um juiz na segunda-feira e levado sob custódia, disse à AFP um porta-voz do promotor federal do Brooklyn. Atualmente, ele está suspenso sem remuneração, segundo um porta-voz da polícia de Nova Iorque.

Nascido na China, o homem obteve asilo político nos Estados Unidos após alegar que foi torturado pelas autoridades chinesas por causa de sua origem tibetana. No entanto, a investigação mostrou que seus pais eram membros do Partido Comunista Chinês.

“Se confirmado por um tribunal”, o caso “demonstraria que o Partido Comunista Chinês está realizando operações difamatórias para conter divergências, não apenas no Tibete, (…) mas em qualquer lugar do mundo”, disse a Campanha Internacional para o Tibete, uma organização que defende os direitos dos tibetanos.

O Tibete funcionou de forma autónoma entre 1912 e 1950, mas Pequim recuperou o controle do território em 1951 e o Dalai Lama, o líder espiritual dos tibetanos, vive no exílio desde 1959.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website