Prémio histórico para filme de suspense chinês em Realidade Virtual - Plataforma Media

Prémio histórico para filme de suspense chinês em Realidade Virtual

A curta-metragem de suspense “Killing A Superstar” ganhou o prêmio de Melhor História Imersiva em RV (Realidade Virtual) no 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Foi a primeira vez que uma produção de filme em RV da China continental foi homenageada num festival internacional de cinema da categoria A.

Com apenas 20 minutos de duração, o filme dirigido por Fan Fan gira em torno de uma superestrela chamada Lisa, que recebe ameaças de morte de fãs loucos devido a escândalo. Quando Lisa dá uma entrevista ao vivo na sua villa de luxo, ocorre um assassinato.

“Killing a Superstar” usa tecnologia RV – considerada uma nova tendência da moda na indústria cinematográfica – para oferecer uma narrativa panorâmica e interativa da história, como relata o Shangai Daily.

O filme também apresenta múltiplas narrativas paralelas. Os espectadores têm a liberdade de alternar entre diferentes cenas para identificar pistas e descobrir a verdade por conta própria. A curta aproveita a tecnologia 8K HD e Dolby Atmos para apresentar uma experiência audiovisual de RV imersiva e agora está disponível na aplicação VR da iQiyi e na plataforma de áudio de RV da Qiyu.

“Killing a Superstar” foi produzido pelo site de streaming iQiyi. Em 2018, a curta-metragem de ficção científica de 15 minutos da iQiyi “The Last One Standing VR” foi nomeado na categoria RV no 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza. O filme passa-se em 2014 e acompanha as aventuras de um robô de Inteligência Artificial (IA).

Zhang Hang, vice-presidente da iQiyi, disse que o prêmio e o reconhecimento “Killing A Superstar” conquistado no Festival de Cinema de Veneza não é apenas um marco para o conteúdo local de RV, mas também estabelece uma nova referência para a indústria.

“Isso demonstra que somos capazes de combinar conteúdo original inovador com tecnologia”, disse Zhang.

Nos últimos anos, a iQiyi tem estado na vanguarda da indústria emergente de RV da China.

Como uma das primeiras empresas chinesas de tecnologia e entretenimento a entrar no mercado de RV, a iQiyi estabeleceu de forma constante uma linha de RV que inclui dramas de televisão, filmes, programas de variedade e jogos.

Até agora, a empresa lançou vários programas interativos de RV derivados de dramas e programas de variedade, como “Idol Producer” e “iPartment Season 5”. No futuro, o formato interativo de “Killing A Superstar” será usado noutras produções.

A iQiyi também está a desenvolver entretenimento de RV offline. Em julho, a iQiyi lançou um jogo de RV original – “Robot Master”. Os recursos sensoriais imersivos do jogo fornecem aos usuários uma experiência de jogo única por meio dos sentidos de toque, olfato e audição, bem como vento, vibrações, calor e gravidade.

O Festival de Cinema de Veneza foi fundado em 1932 e é um dos três maiores festivais internacionais de cinema da Europa, ao lado do Festival de Cinema de Cannes e do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Em 2017, o Festival de Cinema de Veneza criou a primeira categoria de premiação para produções VR e começou a atrair muitas empresas internacionais de cinema e televisão, criadores e artistas para apresentar novas criações que diferem do conteúdo tradicional de cinema e televisão. Este ano, um total de 31 filmes de realidade virtual de todo o mundo foram indicados para os prêmios.

Este artigo está disponível em: English

Assine nossa Newsletter