Estudo revela que o mundo está a tornar-se anti-democrático - Plataforma Media

Estudo revela que o mundo está a tornar-se anti-democrático

Os países que se fecharam à democracia em 2019 superam aqueles que se abriram. Os dados são de um estudo que mapeou mais de 200 critérios de liberdade política em 179 países desde 1900

A maior democracia do mundo não é mais aquela. Em 2019, a Índia deixou esse status e passou a ser classificada como regime híbrido pela DeMaX —estudo que avalia mais de 200 itens de liberdade política, igualdade e controle legal em 179 países desde 1900.

Mais que um caso isolado, a trajetória do regime indiano é o exemplo eloquente de um movimento amplo de desdemocratização registrado pelo estudo recém-divulgado.

No país de 1,366 bilhão de habitantes, perda de liberdade religiosa, repressão a protestos, violação de direitos humanos e rota de colisão com o Judiciário explicam a entrada no grupo dos países que perderam o rótulo de democracias em 2019.

Por esse caminho foram 13, mais que o quádruplo dos 3 que se abriram a ponto de deixar o time das autocracias (Maldivas, República Centro-Africana e República Dominicana).

Leia mais em Folha de S.Paulo

Este artigo está disponível em: English 繁體中文

Artigos relacionados
MundoSociedade

Humidade produzida pelas máscaras pode reduzir gravidade da covid-19, diz estudo

MundoSociedade

Covid-19: Dois medicamentos combinados reduzem em 50% as mortes nos casos mais graves

MacauSociedade

Solteiros correm maior risco de depressão

FuturoMundo

Cientistas descobrem potencial tratamento antiviral "altamente eficaz"

Assine nossa Newsletter