Índia supera Brasil e é agora o segundo país com mais casos de coronavírus - Plataforma Media

Índia supera Brasil e é agora o segundo país com mais casos de coronavírus

A Índia tornou-se esta segunda-feira o segundo país do mundo com mais casos de coronavírus, atrás dos Estados Unidos, depois de o balanço de infetados ter superado o do Brasil, num momento de aceleração global da pandemia

A Índia, segunda nação mais populosa do planeta, com 1,3 bilhão de habitantes, registrou 4,2 milhões de infecções de covid-19 desde o início da pandemia, segundo o ministério da Saúde, enquanto o Brasil registra 4,12 milhões de casos e os Estados Unidos, 6,25 milhões de contágios, de acordo com os números compilados pela AFP a partir de dados oficiais.

Apesar dos dados inquietantes, a Índia não interrompeu o processo de flexibilização do confinamento.

Nesta segunda-feira, o metrô voltou a circular na maioria das cidades, incluindo Nova Délhi e Mumbai, dois importantes focos epidêmicos, após uma interrupção de quase seis meses do serviço.

A taxa de crescimento de novos casos progride a um ritmo “bastante alarmante”, afirmou o virologista Shahid Jameel, da Wellcome Trust/DBT India Alliance.

“Nas últimas duas semanas, a média passou de quase 65.000 para 83.000 casos por dia, o que representa um aumento de 27% em duas semanas e de 2% por dia”, afirmou Jameel à AFP.

O governo indiano registra 71.642 mortes provocadas pela pandemia de covid-19, abaixo apenas do Brasil (126.203 vítimas fatais) e dos Estados Unidos (188.540).

Leia mais em ISTOÉ

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Portugal ultrapassa os 100 mil casos de covid-19

MundoSociedade

E depois da Covid-19? Eventuais sequelas vão desde danos cerebrais a fadiga

BrasilSociedade

Covid-19: Brasil soma 153.905 óbitos e 5,2 milhões de infeções

MacauSociedade

As marcas do vírus na saúde mental

Assine nossa Newsletter