Maduro anuncia prisão de 'espião americano' perto de refinarias venezuelanas - Plataforma Media

Maduro anuncia prisão de ‘espião americano’ perto de refinarias venezuelanas

O presidente Nicolas Maduro disse na sexta-feira que um “espião americano” foi preso perto de duas refinarias venezuelanas, depois das autoridades descobrirem um plano para “causar uma explosão” noutro complexo de petróleo.

“Ontem capturámos … um espião americano que espionava no estado de Falcon nas refinarias de Amuay e Cardon”, disse Maduro num discurso pela televisão.

Segundo Maduro, o indivíduo era “um fuzileiro naval que servia nas bases da CIA no Iraque” e que foi capturado com “armas pesadas” e “grandes somas de dinheiro”.

A prisão, disse ele, ocorreu depois das autoridades na quarta-feira “descobrirem e desmontarem” um “plano para causar uma explosão” na refinaria El Palito – a mais próxima de Caracas – localizada no estado de Carabobo.

No entanto, Maduro não disse onde o indivíduo estava detido.

No mês passado, dois ex-soldados dos EUA, Luke Alexander Denman, 34, e Airan Berry, 41, foram condenados a 20 anos de prisão na Venezuela por causa de vários crimes, incluindo terrorismo, após uma tentativa fracassada de invadir o país caribenho em maio passado.

Poucas horas antes do anúncio de sexta-feira, o governo venezuelano disse que estava estabelecendo um “plano de emergência” com o objetivo de regular a “distribuição de combustível” em vista da severa escassez de gasolina no país, onde as pessoas esperam em filas que se estendem por quilómetros para abastecer os seus veículos .

A Venezuela sofre com a escassez de combustível, apesar de ter as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo.

A indústria do petróleo era a pedra angular da economia da Venezuela há um século, mas a produção caiu para uma fração dos 3,2 milhões de barris por dia produzidos há pouco mais de uma década.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MundoPolítica

Opositor Leopoldo López chega a Madrid após fugir da Venezuela

MundoSociedade

Governo da Venezuela vai distribuir lenha devido à falta de gás butano

MundoSociedade

Venezuela começará vacinação contra Covid-19 entre dezembro e janeiro

MundoPolítica

Igreja Católica diz ser “imoral” convocar eleições na Venezuela

Assine nossa Newsletter