Micróbios e vírus que fizeram história - Plataforma Media

Micróbios e vírus que fizeram história

Epidemias e pandemias não são fenômenos novos. Lepra, peste, cólera e varíola deixaram sua marca mortal na história da humanidade. Elas também levam os humanos a se questionar e muitas vezes resultam em mudanças positivas

Caracterizadas por sua rápida disseminação e altas taxas de mortalidade, as epidemias – sejam elas ligadas a doenças bacterianas, como peste bubônica e cólera, ou a vírus, como varíola, gripe e HIV/aids – deixaram sua marca na história da humanidade desde os tempos pré-históricos.

Essas epidemias foram responsáveis ​​por um grande número de mortes – ocasionalmente resultando em desastres demográficos – e até mesmo mudaram o curso da história algumas vezes. A Grande Peste que atingiu Atenas entre 430 e 426 a.C. certamente precipitou a queda da cidade sitiada. As populações dos impérios inca e asteca foram dizimadas pela varíola, trazida pelos conquistadores espanhóis no século 16. Muitos historiadores acreditam que a gripe espanhola ajudou a acelerar o fim da Primeira Guerra Mundial.

Leia mais em IstoÉ.

Artigos relacionados
BrasilSociedade

Em 20 povos analisados, brasileiros são os que menos confiam em cientistas

FuturoMundo

Controlo da bradicinina pode ser o caminho a seguir para controlar a Covid-19

FuturoMundo

Startup cria modelo para rastrear Covid-19

ChinaFuturo

Alô, Marte? Macau à escuta

Assine nossa Newsletter