Início » Morreu Alberto Araújo, fundador da Associação Timorense em Portugal

Morreu Alberto Araújo, fundador da Associação Timorense em Portugal

Alberto Araújo, fundador da Associação Timorense em Portugal e que chegou a ser apontado como possível primeiro bispo timorense, morreu no domingo em Lisboa, dois dias depois de cumprir 82 anos, informou a família

“É com grande tristeza que comunico o falecimento do meu pai, Alberto Araújo, ontem à tarde”, informou hoje a sua filha, Joana Araújo.

Natural de Aileu, a sul de Díli, Araújo estudou no Seminário de Nossa Senhora de Fátima em Dare, em Díli, entre 1955 e 1961 e, posteriormente, no Seminário de S. José em Macau, tendo entre 1967 e 1977 sido bolseiro do então Governo da Província de Timor e da então Diocese de Díli em Roma onde concluiu o doutoramento em Filosofia.

José Nóbrega Ascenso, vice-presidente da Liga dos Amigos de Timor explicou à Lusa que Alberto Araújo chegou a ser “escolhido pelo Estado do Vaticano para primeiro bispo timorense de Díli”, mas, “por veto da representação diplomática da Indonésia junto da Santa Sé não veio a ser sagrado prelado”.

“Desgostoso, deixou Roma, veio para Portugal” onde foi professor de Filosofia do ensino secundário, tendo terminado a sua carreira docente na Escola Secundária Stuart de Carvalhais, em Massamá, Queluz.

Araújo, tio do atual bispo de Baucau, Basílio do Nascimento, criou em 1983 com alguns amigos a Associação Timorense, apostada na formação de quadros timorenses tendo militado ativamente na causa pela libertação de Timor-Leste durante a ocupação indonésia.

Entre outras funções, foi membro da direção da Plataforma Internacional da Sociedade Civil da Diáspora Lusófona (Piscdil).

Mais recentemente e no âmbito da Academia das Ciências de Lisboa e da Piscdil promovia congressos, conferências e debates visando os quadros timorenses na diáspora, o regresso destes ao país e o seu contributo para o desenvolvimento de Timor-Leste.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website