Portuguesa de Desportos comemora hoje 100 anos de vida - Plataforma Media

Portuguesa de Desportos comemora hoje 100 anos de vida

Clube tradicional tem poucas razões para comemorar o seu centenário

Mergulhado em dívidas e com o futuro incerto, a Associação Portuguesa de Desportos, com sede em São Paulo, comemora hoje 100 anos de existência.

Quem conhece a história da Lusa – nome como é carinhosamente conhecida – jamais acreditaria que o clube estaria como está agora. Um dos clubes mais tradicionais de São Paulo e do Brasil, colecionou grandes feitos, como três títulos paulistas, duas vezes campeão do Rio-São Paulo, o vice-campeonato Série A de 1996 e a Série B de 2011, com a equipa apelidada de “Barcelusa”.

Camisola oficial do Centenário (Divulgação/Portuguesa)

Ao longo do século passado, passaram pelo Estádio do Canindé – oficialmente Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte – grandes nomes do futebol brasileiro como Djalma Santos (campeão do Mundo pelo Brasil em 1958), Julinho Botelho, Enéas, Dener, Marinho Peres, Zé Roberto, Leandro Amaral, Capitão, Rodrigo Fabri, entre muitos outros.

A Portuguesa, porém, completa o seu Centenário no período mais complicado da sua história. Desde que deixou a elite do futebol brasileiro em 2013, depois de um controverso caso envolvendo o uso irregular do jogador Héverton e uma batalha jurídica no tribunal, envolvendo também dois históricos do Rio de Janeiro, Flamengo e Fluminense, que se salvaram com a descida da Lusa.

Depois seguiu-se a descida ao inferno. A Portuguesa tem problemas financeiros que se arrastam há anos e, juntamente com insucessos desportivos sucessivos, desde 2018 que não consegue sequer classificar-se para a Série D, ficando sem competir nos campeonatos nacionais, e a competir na Série A2 do Paulistão.

Patrocínio novo

Em janeiro deste ano, Antonio Carlos Castanheira, assumiu o comando da Instituição. E, em ano de Centenário, o novo presidente sempre assumiu que estão a trabalhar para reerguer a Lusa.

“Estamos preparando a Portuguesa para uma nova era e isso faz-se com profissionalismo, estrutura, organização e grandes parceiros”, revelou na NetLusa.

Para comemorar os 100 anos, a equipa de futebol acaba de ganhar um patrocínio de peso: a cerveja Estrella Galícia. “É exatamente nesse sentido que chega a Estrella Galícia para alinhar-se a este novo momento da Portuguesa. E fico muito feliz por saber que uma parceria internacional desse tamanho, só reforça o quando nosso clube é grande”, destacou Castanheira.

Divulgação/Portuguesa
Artigos relacionados
BrasilDesporto

Jair Bolsonaro faz comunicação ao país com camisola da Portuguesa de Desportos

BrasilDesporto

Portuguesa de Desportos confirma participação na Copa Paulista

Assine nossa Newsletter