Livro mostra como o Brasil gasta mal e podia estar melhor com a mesma despesa - Plataforma Media

Livro mostra como o Brasil gasta mal e podia estar melhor com a mesma despesa

A obra ‘Contas Públicas no Brasil’ critica o despesismo do Estado no Brasil, a elevada carga fiscal e discute também a revisão de políticas públicas

O Brasil tem uma carga tributária que nos permitiria ter um nível de bem-estar social semelhante ao de países europeus. Poderia também manter o nível atual de bem-estar reduzindo em quase um terço a cobrança de tributos, desde que tivesse uma eficiência maior no uso dos recursos arrecadados.

Essas conclusões fazem parte do livro “Contas Públicas no Brasil”, organizado por Felipe Salto e Josué Pellegrini, ambos da IFI (Instituição Fiscal Independente), órgão do Senado.

“O Estado brasileiro, com o nível de arrecadação de hoje, em torno de 33% do PIB [Produto Interno Bruto], deveria prover um bem-estar médio muito mais alto do que efetivamente entrega. Ou a gente deveria ter uma carga dez pontos percentuais menor para entregar o nível de bem-estar que a gente constata nos nossos dados”, afirmou o economista Bráulio Borges, autor de um dos capítulos do livro, durante evento de lançamento da publicação, nesta sexta (14).

Leia mais em Folha de S.Paulo

Related posts
EconomiaPortugal

Despesa com apoios covid dispara em fevereiro. Superou mil milhões de euros em dois meses

PortugalSociedade

Covid-19/Um ano: Despesa do SNS com a pandemia ultrapassou os 900 milhões

MoçambiqueSociedade

Despesa das famílias em Moçambique abranda para 1%

EconomiaPolítica

António Costa deve anunciar nacionalização da TAP nas próximas horas

Assine nossa Newsletter