Angola: Valter Filipe e Zenu dos Santos conhecem hoje a sentença - Plataforma Media

Angola: Valter Filipe e Zenu dos Santos conhecem hoje a sentença

Hoje é o dia da decisão final do julgamento do processo de arguição criminal que apura responsabilidades sobre a alegada transferência ilegal de 500 milhões de dólares de uma conta do Banco Nacional de Angola(BNA) no Standard Chatered, de Londres, para outra da empresa privada Perfectbit no HSBC, na capital inglesa.

O ex-governador do BNA, Valter Filipe Duarte da Silva, a quem o Ministério Público (que defende o Estado) pede uma condenação máxima de dez anos de prisão maior, é acusado dos crimes de peculato, burla por defraudação e branqueamento de capitais. Outro arguido acusado dos mesmos crimes é António Samalia Bule Manuel. Por estar acusado dos mesmos crimes que Valter Filipe, o Ministério Público pediu a mesma condenação na pena de prisão maior.

O que ambos têm em comum para serem acusados pelos mesmos crimes é a qualidade de “empregado público”, o que faz com que se cometa um crime especial próprio, como o peculato no caso. José Filomeno de Sousa dos Santos “Zenu” e Jorge Gaudens Pontes Sebastião são outros arguidos, ambos acusados pelos mesmos crimes – tráfico de influência, branqueamento de capitais e de burla por defraudação.

Leia mais em Jornal de Angola

Artigos relacionados
São Tomé e PríncipeSociedade

Presidente do Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe internado em estado “crítico”

MoçambiquePolítica

Falta de esclarecimento sobre homicídio de autarca moçambicano mostra “captura da justiça”

LifestyleMundo

Homem processa McDonald's por causa de dente partido

ChinaHong Kong

Hong Kong: ONG pede fim de processos judiciais políticos contra ativistas pró-democracia

Assine nossa Newsletter