Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim conquistam certificação

Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim conquistam certificação

O município de Almeirim enaltece o “reconhecimento da genuinidade” e uma “mais valia económica e turística”.

Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim (pão pequeno cozido no forno a lenha) conquistaram o selo de certificação em Portugal. O município anunciou hoje, apontando um “reconhecimento da genuinidade” e uma “mais valia económica e turística”.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Almeirim (distrito de Santarém), Pedro Ribeiro, congratulou-se com a “boa notícia”. O “processo que começou há alguns anos”, “está inserido numa estratégia que a câmara tem vindo a desenvolver de certificação de vários produtos regionais”. O objetivo é impulsionar o turismo e promover cada vez mais os produtos locais.

“Esta certificação é não só fundamental para manter a tradição da Sopa da Pedra e das Caralhotas, mas também garante a quem vai experimentar estas duas especialidades que o possa fazer com a certeza de que são verdadeiras e assim criar condições para que tenham cada vez mais valor acrescentado”, notou.

Segundo o autarca, “só na zona turística envolvente à Praça de Touros”, recentemente requalificada e onde se concentram restaurantes, lojas e esplanadas, “foi vendido mais de um milhão de refeições em 2019, onde a Sopa da Pedra é o prato principal”, dando ainda conta de uma “produção anual de três milhões de Caralhotas de Almeirim”.

Leia mais em TSF

Related posts
Lifestyle

Sete dias para comer "à francesa" em Portugal

LifestylePlataforma Sabores

A origem da cozinha Macaense em Macau (Primeira Parte)

Plataforma SaboresPortugal

Pudim das Clarissas, de Coimbra, conquista segundo lugar em concurso europeu

LifestyleMacau

Patuá, a casa da comida macaense em Lisboa

Assine nossa Newsletter