Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim conquistam certificação

Sopa da Pedra e Caralhotas de Almeirim conquistam certificação

O município de Almeirim enaltece o “reconhecimento da genuinidade” e uma “mais valia económica e turística”.

Sopa da Pedra e as Caralhotas de Almeirim (pão pequeno cozido no forno a lenha) conquistaram o selo de certificação em Portugal. O município anunciou hoje, apontando um “reconhecimento da genuinidade” e uma “mais valia económica e turística”.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Almeirim (distrito de Santarém), Pedro Ribeiro, congratulou-se com a “boa notícia”. O “processo que começou há alguns anos”, “está inserido numa estratégia que a câmara tem vindo a desenvolver de certificação de vários produtos regionais”. O objetivo é impulsionar o turismo e promover cada vez mais os produtos locais.

“Esta certificação é não só fundamental para manter a tradição da Sopa da Pedra e das Caralhotas, mas também garante a quem vai experimentar estas duas especialidades que o possa fazer com a certeza de que são verdadeiras e assim criar condições para que tenham cada vez mais valor acrescentado”, notou.

Segundo o autarca, “só na zona turística envolvente à Praça de Touros”, recentemente requalificada e onde se concentram restaurantes, lojas e esplanadas, “foi vendido mais de um milhão de refeições em 2019, onde a Sopa da Pedra é o prato principal”, dando ainda conta de uma “produção anual de três milhões de Caralhotas de Almeirim”.

Leia mais em TSF

Artigos relacionados
LifestyleMundo

A história do frango tikka masala: poucos fãs na Índia, apesar da sua fama internacional

LifestyleMacau

Macau lança apelo internacional por receitas de cozinha macaense

LifestyleMacau

Sandy Tang, estrela do MasterChef, torna-se embaixadora da Plataforma de Sabores

LifestylePlataforma Sabores

Do sal ao mel, os tesouros do Algarve pela mão de Vanda

Assine nossa Newsletter