Início » Legumes: sempre frescos ou também congelados?

Legumes: sempre frescos ou também congelados?

Ana Pago

Ninguém duvida que comer legumes é fulcral em qualquer dieta. O que nem todos sabem (mas ficam a saber), especialmente nos tempos de pandemia do covid-19, que os legumes congelados podem ser tão ou mais saudáveis que os legumes frescos.

É um clássico que se repete em qualquer casa que tenha crianças. Os pratos fumegantes vão para a mesa e logo um coro de exclamações os recebe, horrorizado: “Odeio espinafres!”, “Porque é que temos de comer sempre sopa?”, “Quem me dera que as pessoas levassem todas as hortaliças do supermercado até desaparecerem!”. O que os miúdos não sabem (provavelmente nem os próprios pais) é que não há desculpas para não se ter legumes à mesa neste contexto de contenção que vivemos com o covid-19. Cenouras ou brócolos congelados são tão saudáveis como cenouras ou brócolos frescos.

“Os legumes congelados são, de facto, uma excelente opção, dado que o congelamento se faz com a matéria-prima absolutamente fresca. Preserva a qualidade nutricional dos alimentos”, aprova a nutricionista Mariana Abecasis, autora dos livros A Dieta Perfeita (ed. Vogais) e As Receitas da Dieta Perfeita (ed. Nascente). Pomos com frequência os ultracongelados ao nível dos enlatados e não tem nada a ver. “Aqui estamos diante de um produto pronto a consumir – basta cozinhar e acompanhar com uma proteína –, mas que é o mais próximo que poderíamos almejar do alimento fresco.”

Muitas vezes são até mais ricos nutricionalmente do que os legumes que compramos nas superfícies comerciais, confirma a nutricionista Natália Cavaleiro Costa. “Para terem um aspeto viçoso nas prateleiras nunca podem ser colhidos no pico de maturação, que é a fase ótima para serem apanhados, e sim antes desse ponto ideal, o que significa que há um delay que faz com que não sejam assim tão frescos quando chegam a nós”, explica a especialista, somando ainda o tempo que passam no supermercado, à espera que os levem.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!