Governo aprova retoma das competições coletivas de pavilhão - Plataforma Media

Governo aprova retoma das competições coletivas de pavilhão

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, satisfeito com a decisão do Governo em permitir o reatar das modalidades coletivas de pavilhão.

O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) enalteceu a decisão do Governo de aprovar a retoma competitiva das modalidades coletivas de pavilhão, mas pediu aos clubes para “não abrandarem” na salvaguarda da saúde pública.

“É uma excelente notícia para o desporto, mas particularmente para as modalidades de pavilhão. É uma medida que era muito desejada por todos. É também uma ótima notícia para as federações, associações e clubes que podem agora planear de forma concreta as atividades da próxima época”, observou Manuel Fernandes, em declarações divulgadas no site da FPB.

O dirigente considerou que a decisão de hoje é “o corolário do trabalho coletivo realizado ao longo destes meses por parte de todos os envolvidos”.

Manuel Fernandes revelou que “o grupo das federações das modalidades coletivas de pavilhão reúne-se esta sexta-feira para avaliar a decisão do Conselho de Ministros”, antes de deixar um alerta.

“Aos clubes e a todos os agentes envolvidos é preciso alertar com veemência para não abrandarem nem flexibilizarem relativamente às medidas emanadas da DGS [Direção-Geral da Saúde], que devem ser cumpridas escrupulosamente. A salvaguarda da saúde pública e do bem-estar deve ser prioritária para todos”, vincou.

O desconfinamento total do setor estará dependente do cumprimento de regras sanitárias que serão definidas pela DGS, tal como aconteceu com a retoma da atividade desportiva ao ar livre e das competições de modalidades individuais.

As competições nacionais das principais modalidades de pavilhão – andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol – foram canceladas em 29 de abril, numa decisão drástica motivada pela pandemia de covid-19, que foi anunciada pelas quatro federações num comunicado conjunto.

Leia mais em O Jogo