Início » Rússia quer lançar vacina contra a covid-19 já em agosto

Rússia quer lançar vacina contra a covid-19 já em agosto

As autoridades russas esperam aprovar em apenas duas semanas uma vacina contra a covid-19 para começar a ser administrada a 10 de agosto ou até mais cedo. No entanto, os profissionais de saúde vão ser os primeiros a serem vacinados.

A Rússia espera ter uma vacina contra a covid-19 para administrar já em agosto. As autoridades russas, ouvidas pela CNN, estão a apontar para o próximo dia 10, mas a aprovação da vacina do Centro de Investigação Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya de Moscovo pode acontecer mais cedo.

Os profissionais de saúde estão na linha da frente no combate à pandemia e serão eles os primeiros a tomar a vacina, que será aprovada para uso público.

“É um momento Sputnik”, afirmou Kirill Dmitriev, líder do Fundo de Investimento Direto Russo, que financia a investigação da vacina, referindo-se a 1957, quando a União Soviética lançou, com sucesso, o seu primeiro satélite, em plena guerra fria.

“Os americanos ficaram surpreendidos quando ouviram o sinal de Sputnik. É o mesmo com esta vacina. A Rússia chegará lá primeiro”, acrescentou Dmitriev, citado pela CNN.

Na semana passada, a Rússia anunciou que realizou com sucesso a fase de provas clínicas. “Os resultados das análises mostram de forma inequívoca que todos os voluntários desenvolveram uma resposta imunitária, como resultado da vacina”, informou o Ministério da Defesa russo. Nessa altura, foi referido que a 4 de agosto os voluntários vão ser submetidos a uma série de novas análises de controlo para confirmação dos resultados e inocuidade da vacina.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!