Início China China lança com sucesso primeira missão a Marte

China lança com sucesso primeira missão a Marte

A China lançou na quinta-feira uma sonda para Marte, com o objetivo de completar a órbita, aterragem e roving numa missão, dando o primeiro passo na exploração planetária do sistema solar.

Um foguete Longa Marcha-5, o maior veículo de lançamento da China, transporta a nave espacial com cerca de 5 toneladas. Subiu para o céu a partir do base de lançamento de Naves Espaciais Wenchang, na costa da província insular de Hainan, no sul da China, às 12:41 (hora de Pequim).

Cerca de 36 minutos depois, foi enviada para a órbita de transferência Terra-Marte, embarcando numa viagem de quase sete meses ao planeta vermelho, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).

A primeira missão da China em Marte chama-se Tianwen-1, que significa Perguntas ao Céu e vem de um poema escrito por Qu Yuan (cerca de 340-278 a.C.), um dos maiores poetas da China antiga. O nome significa a perseverança da nação chinesa em perseguir a verdade e a ciência e explorar a natureza e o universo, disse a CNSA.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!