Início » Três maiores bancos privados do Brasil anunciam plano de proteção da Amazónia

Três maiores bancos privados do Brasil anunciam plano de proteção da Amazónia

Os três maiores bancos privados que atuam no Brasil – Bradesco, Itaú e Santander Brasil – divulgaram hoje um plano integrado que tem por objetivo de contribuir para a conservação e desenvolvimento sustentável da Amazónia.

O anúncio acontece quando globalmente se pede ao Brasil que impeça queimadas e ações predatórias na Amazónia, onde ações de desflorestação têm batido sucessivos recordes desde que Jair Bolsonaro tomou posse como Presidente brasileiro, em janeiro de 2019, mas também que aumente o seu comprometimento em relação aos temas ligados à mudança climática.

Num comunicado, os bancos informam que pretendem implantar medidas a partir de três frentes de atuação identificadas como prioritárias para a região: a conservação ambiental, investimento em infraestruturas sustentáveis e garantia dos direitos básicos da população da região amazónica.

Itaú, Bradesco e Santander explicam que o plano foi apresentado ao Governo brasileiro e frisam que, a partir de agora, trabalharão em conjunto no detalhe das iniciativas.

“Para que as ações sejam efetivas, é fundamental que ocorra uma intensificação das medidas de proteção da floresta amazónica. Por isso, a atuação dos bancos será coordenada com o Governo e as ações serão implementadas em alinhamento com as iniciativas públicas, potencializando, assim, o impacto das ações para o desenvolvimento social e económico da região”, lê-se no comunicado.

O presidente do Itaú, o maior banco privado do Brasil, afirmou que agentes importantes do sistema financeiro do país partilham as mesmas preocupações a respeito do desenvolvimento socioeconómico da Amazónia e da conservação ambiental.

“Acreditamos que os três bancos têm forças complementares e, atuando de forma integrada, vemos grande potencial de geração de impacto positivo na região”, defendeu Candido Bracher.

Já o presidente do Bradesco, que é segundo maior banco privado do país, Octavio de Lazari Júnior, salientou que o projeto tem o propósito de contribuir para um mundo melhor.

“A ideia é que todos precisam de assumir a sua parcela de compromisso com as futuras gerações. Por isso, lançamos uma agenda objetiva que pretende defender e valorizar a Amazónia, as suas riquezas naturais, florestas, rios e cultura diversificada. Queremos dar passos concretos para tornar discurso em realidade. A Amazónia não é um problema”, afirmou Lazari Júnior.

Já o presidente do banco espanhol Santander no Brasil, Sérgio Rial, considerou que “a dimensão do desafio impõe uma atuação firme e veloz a todos os atores que puderem participar da construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazónia.”

Os bancos estabelecerão, agora, um conselho de especialistas com diferentes experiências e conhecimentos sobre as questões sociais e ambientais envolvendo a Amazónia brasileira.

O grupo será responsável por auxiliar nos desdobramentos dos planos, cujas ações estão previstas começar ainda este ano, e na criação de métricas e objetivos alinhados aos desafios locais.

A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta, com cerca de 5,5 milhões de quilómetros quadrados, e inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (pertencente à França).

O Brasil encerrou o mês de junho com o maior número de focos de queimadas na Amazónia dos últimos 13 anos.

Organizações ambientais têm denunciado o aumento de incêndios florestais durante a estação seca na Amazónia brasileira, que geralmente dura até setembro, após altas taxas de desflorestação atingirem a região no ano passado.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!