Angolana e brasileiro finalistas do prémio Jovens Campeões da Terra - Plataforma Media

Angolana e brasileiro finalistas do prémio Jovens Campeões da Terra

Foram escolhidos para a reta final pelas suas iniciativas sustentáveis como a proteção dos mangais em Angola e modelos de energia acessível e verde no Brasil. Vencedores da distinção receberão 10 mil dólares da agência da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma.

A angolana Fernanda Samuel, 28 anos, é uma das cinco escolhidas da região de África. Já o brasileiro Eduardo Ávila, 24, integra a relação dos finalistas da América Latina e do Caribe. 

Segundo o Pnuma, os escolhidos “propõem uma variedade impressionante de soluções inovadoras e que podem ter um grande impacto em alguns dos maiores desafios ambientais do mundo.” 

De Angola, Fernanda Samuel, engenheira de produção de petróleo, trabalha em proteção ambiental, e é a fundadora da AmbiReciclo, uma startup que promove a economia verde. Fernanda contou que cresceu entre os mangais e se sente “profundamente conectada à bela biodiversidade do ecossistema, de aves migratórias a peixes, crustáceos e moluscos.” 

Mas as construções na área causaram um declínio das espécies e um aumento das inundações. O projeto, Otchiva, sensibilizou os moradores para uma campanha massiva de limpeza e restauração, que levou a um aumento constante da população de flamingos. caranguejos e peixes. 

O outro finalista de língua portuguesa é o economista brasileiro Eduardo Ávila. Através da empresa Revolusolar, pretende criar um novo modelo de energia para populações de baixa renda.

Ávila contou ao Pnuma que um quarto da população do Rio de Janeiro vive em favelas, enfrentando marginalização social, infraestrutura inadequada e suprimento de energia inacessível com os preços dobrando na última década.  

Segundo ele, “os serviços de energia são caros, instáveis, injustos, de baixa qualidade e distantes da realidade” dos moradores. 

Confira aqui a lista dos 35 finalistas

Related posts
MundoSociedade

274 milhões de pessoas no mundo vão precisar de ajuda humanitária

MundoSociedade

EUA é maior poluidor com plásticos do mundo

MundoPolítica

Guterres critica comunidade internacional pelo tratamento a África

BrasilPolítica

MP do Brasil quer retirada de extratores de ouro na Amazónia

Assine nossa Newsletter