Sonda dos Emirados Árabes Unidos partiu para Marte - Plataforma Media

Sonda dos Emirados Árabes Unidos partiu para Marte

A sonda dos Emirados “Al-Amal” (Esperança), a primeira missão espacial árabe ao planeta Marte, descolou hoje (segunda-feira no local) do Centro Espacial Tanegashima, no sudoeste do Japão, após dois adiamentos devido ao mau tempo.

“O lançador H-IIA número 42, transportando a missão Esperança para Marte, dos Emirados Árabes Unidos, descolou às 06:58 e 14 segundos, hora japonesa” (domingo 22:58  em Portugal), segundo um comunicado da Mitsubishi Heavy Industries, a empresa japonesa encarregue do lançamento, que foi transmitido em direto ‘online’.

Cinco minutos após a sua partida, o foguete que transportava a sonda libertou os seus primeiros propulsores e seguiu a trajetória prevista.

Uma nave espacial não tripulada, Al-Amal deverá começar a orbitar Marte até fevereiro de 2021, marcando o 50.º aniversário da unificação dos sete principados que compõem os Emirados Árabes Unidos.

Espera-se nessa altura que a sonda orbite o planeta vermelho durante um ano inteiro marciano de 687 dias terrestres. O objetivo é fornecer uma imagem completa e inédita da dinâmica do tempo na atmosfera de Marte.

O programa dos Emirados inaugura este verão uma verdadeira corrida a Marte, uma vez que duas outras missões não tripuladas, uma chinesa e outra americana, deverão em breve partir para o planeta.

Conhecidos pelas suas imensas reservas de petróleo e gás natural, pelos seus arranha-céus e pelo seu gosto pelo luxo, os Emirados Árabes Unidos ambicionam tornar-se um ator importante no campo da ciência e da tecnologia.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
BrasilEconomia

Empresas alimentares brasileiras interessam aos Emirados Árabes

Política

Emirados dará nacionalidade a estrangeiros que contribuem 'à prosperidade'

MundoPolítica

Primeira central nuclear dos Emirados Árabes Unidos começou a funcionar

FuturoMundo

Lançamento histórico de sonda árabe com destino a Marte adiado

Assine nossa Newsletter