A Bélgica desaconselha viagens ao Alentejo e Algarve, identificados como zona “laranja” de perigo de Covid-19. Algumas áreas da periferia de Lisboa têm imposição de restrição máxima.
Ofim de semana foi o primeiro teste às novas medidas do Governo belga, que, na quinta-feira, chegou a colocar Portugal numa lista de países ou regiões para onde as viagens são “altamente desaconselhadas”.
A decisão é revista regularmente, permitindo agora viagens sem restrições, para a generalidade do território português. São desaconselhadas deslocações ao Alentejo e Algarve, entretanto identificados a laranja. E, algumas zonas da periferia de Lisboa têm imposição de restrição máxima, como a quarentena obrigatória.
Regresso de Lisboa
No caso dos portugueses, ou passageiros com origem em Lisboa, via aeroporto Humberto Delgado, foram confrontados, durante o fim de semana, com a necessidade de preencher um documento, assumindo o compromisso de um período de quarentena, independentemente de onde se tenha ficado alojado em Portugal.
Ao que a TSF apurou, o formulário gerou controvérsia, e alguns passageiros protestaram por este não refletir as novas decisões, já que indiscriminadamente eram obrigados a uma quarentena, sem nunca terem estado nas chamadas zonas vermelhas. Alguns passageiros acabaram por entregar o documento sem estar preenchido, perante uma tripulação sem “grandes orientações para dar”, por também “não estar muito a par”, apurou a TSF.
Leia mais em TSF