Início Destaques Encontro histórico entre presidentes de Itália e Eslovénia para lembrar massacre

Encontro histórico entre presidentes de Itália e Eslovénia para lembrar massacre

De mãos dadas, Sergio Mattarella e Borut Pahor assinalaram o Massacre das Foibe, onde milhares de italianos perderam a vida às mãos do regime de Tito e da antiga Jugoslávia    

Pela primeira vez na história, o presidente de um país integrante da antiga Iugoslávia prestou homenagem a vítimas italianas de um massacre promovido pelas tropas do marechal Josip Broz Tito após a Segunda Guerra Mundial.   

Num evento sem precedentes, os presidentes da Itália, Sergio Mattarella, e da Eslovénia, Borut Pahor, se reuniram nesta segunda-feira (13) para relembrar o Massacre das Foibe, quando milhares de pessoas que se opunham à anexação da região italiana de Friuli Veneza Giulia pela Iugoslávia foram assassinadas. 

As vítimas eram jogadas com ou sem vida em buracos formados pela ação da água no solo, chamados na Itália de “foibe”. Estimativas apontam que de 5 mil a 17 mil italianos morreram na perseguição jugoslava, sendo que a maioria residia na cidade de Trieste e nas regiões croatas da Ístria e da Dalmácia. 

Leia mais em Isto É

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!