A longa recuperação dos sobreviventes do Covid-19 - Plataforma Media

A longa recuperação dos sobreviventes do Covid-19

A falta de ar, fraqueza dos músculos, fadiga emocional e outros sintomas assombram os que estão a recuperar do covid-19. Muitas são as incógnitas.

Milhares dos pacientes que contraíram o covid-19 tiveram altas hospitalares e estão a encarar a próxima fase: a recuperação. 

Um processo longo, que exige muita perseverança. Alguns pacientes saem do hospital com cicatrizes e com inflamações que precisam de ser curadas. Isso pode causar problemas urinários e metabólicos. 

“Alguns têm tosse intermitente que não desaparece, o que dificulta a respiração ”, afirmou o Dr. Zijian Chen,diretor médico do novo Centro de cuidados Pós-Covid no sistema de Saúde Mount Sinai, Nova Iorque. 

“Alguns até usam oxigénio via nasal em casa, mas isso não os ajuda o suficiente.” Acrescentou. 

Alguns pacientes que usaram o ventilador estão a ter dificuldades para engolir e falar. Isto é devido a feridas que se formaram nas cordas vocais onde passava o tubo de respiração. Muitos pacientes estão com fraqueza nos músculos, por terem ficado deitados muito tempo na cama, e estão a ter dificuldades para andar, subir as escadas e carregar objetos. 

De acordo com o Dr.Chen , 40% dos pacientes do Centro Mount Sinai foram referidos ao neurologista por questões como fadiga, confusão e ansiedade. 

“Temos pacientes que chegam e nos dizem: ‘Não me consigo concentrar no trabalho. Recuperei, não tenho problemas respiratórios, não tenho dor no peito, mas não consigo voltar ao trabalho porque não me consigo concentrar”, disse o Dr.Chen. 

A fase de recuperação é exaustiva para os pacientes, que já estão emocionalmente debilitados. Isto deve-se ao facto de passarem muito tempo em tratamento nos hospitais, longe da família e longe de amigos. É muito comum alguns terem traumas, depressão e até pesadelos. 

Os especialistas usam o termo síndrome de cuidados pós-intensivos para descrever os desafios enfrentados pelos pacientes em recuperação. 

Para recuperar é necessário muita vontade e disposição. Especialistas dizem que recuperar os pulmões é possível em alguns meses, mas outros problemas podem ser irrecuperáveis.

Estudos da Universidade John Hopkins revelam que os pacientes têm dores musculares prolongadas. Isto afeta também os músculos respiratórios. 

Dr. Chen preocupa se com as consequências do Covid-19. “Uma nova doença grave ou um evento catastrófico causa sintomas que duram muito tempo”, disse ele.

Os hospitais estão a investir nos programas de recuperação. Os cuidados pós-covid são muito importantes para neutralizar a frágilidade das vítimas, tanto nível respiratório, como emocional e físico.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MundoSociedade

Moradores de Beirute pensaram que se tratava de um ataque com bomba

MundoSociedade

Paris impõe uso de máscara no exterior em certas zonas a partir de segunda-feira

MundoSociedade

A revolta saiu à rua em Beirute e desta vez o fumo no ar veio do gás lacrimogéneo

ChinaEconomia

Covid-19 trama mecas do jogo

Assine nossa Newsletter