Doentes hospitalizados com covid-19 podem vir a sofrer de stress pós-traumático - Plataforma Media

Doentes hospitalizados com covid-19 podem vir a sofrer de stress pós-traumático

O medo da morte e do desconhecido são levados ao limite. Ansiedade, insónias e delírios são alguns dos sintomas a que os doentes devem estar atentos após o evento traumático de um internamento com covid-19.

“Era como estar no inferno. Vi pessoas a morrer e todos os funcionários tinham máscaras e só se viam os seus olhos – foi tão solitário e assustador.” A experiência de Tracy, uma doente com covid-19, relatada pela BBC, é semelhante à de todos os outros doentes hospitalizados devido ao coronavírus. Tracy foi internada no Hospital Whittington, no norte de Londres, em março e passou mais de três semanas lá – uma das quais nos cuidados intensivos. Desde que recebeu alta em abril, esta mulher de 59 anos está com dificuldade em dormir, tem constantemente medo de morrer e sofre de flahsbacks que a levam de novo para a cama do hospital.

“Tem sido muito difícil. Fisicamente, estou tão cansado. Estou a começar a recuperar, mas o lado mental é muito difícil.”, diz. Tracy está agora a receber apoio psicológico. “Eu tenho uma boa rede de apoio de familiares e amigos e sou uma pessoa positiva – e estou a lutar. Acho que haverá muitas pessoas numa situação semelhante, se não pior.”

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Variante da África do Sul da covid-19 detetada em Portugal

PortugalSociedade

Há um "comboio de ambulâncias" no Hospital Santa Maria em Lisboa

MundoSociedade

Pandemia eleva taxa de suicídio no Japão após década de declínio

BrasilPolítica

Bolsonaro volta a questionar eficácia das vacinas contra a covid-19

Assine nossa Newsletter