Doentes hospitalizados com covid-19 podem vir a sofrer de stress pós-traumático - Plataforma Media

Doentes hospitalizados com covid-19 podem vir a sofrer de stress pós-traumático

O medo da morte e do desconhecido são levados ao limite. Ansiedade, insónias e delírios são alguns dos sintomas a que os doentes devem estar atentos após o evento traumático de um internamento com covid-19.

“Era como estar no inferno. Vi pessoas a morrer e todos os funcionários tinham máscaras e só se viam os seus olhos – foi tão solitário e assustador.” A experiência de Tracy, uma doente com covid-19, relatada pela BBC, é semelhante à de todos os outros doentes hospitalizados devido ao coronavírus. Tracy foi internada no Hospital Whittington, no norte de Londres, em março e passou mais de três semanas lá – uma das quais nos cuidados intensivos. Desde que recebeu alta em abril, esta mulher de 59 anos está com dificuldade em dormir, tem constantemente medo de morrer e sofre de flahsbacks que a levam de novo para a cama do hospital.

“Tem sido muito difícil. Fisicamente, estou tão cansado. Estou a começar a recuperar, mas o lado mental é muito difícil.”, diz. Tracy está agora a receber apoio psicológico. “Eu tenho uma boa rede de apoio de familiares e amigos e sou uma pessoa positiva – e estou a lutar. Acho que haverá muitas pessoas numa situação semelhante, se não pior.”

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
MundoSociedade

Mortes devido ao mau tempo no Japão sobem para mais de uma dezena

MundoSociedade

Hong Kong retira livros de bibliotecas para revisão após nova lei de segurança nacional

LifestyleMundo

China mostra dez tendências de consumo pós-quarentena; veja quais são elas

MundoSociedade

Pandemia ultrapassa os 11 milhões de casos no mundo

Assine nossa Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Vale a pena ler...
OMS avisa que pior da pandemia ainda está por vir