As empresas Da Hengqin (Macau) e a Companhia de Construção e Engenharia OMAS assinaram no final de maio um acordo de cooperação estratégica em Hengqin. O documento prevê a colaboração em áreas tão diversas como investimento, finanças, cultura, desporto e comércio de materiais de construção. O objetivo é alcançar um maior desenvolvimento de empresas de Hengqin e Macau.
A Da Hengqin (Macau) é subsidiária do Grupo Zhuhai Da Hengqin na cidade e está maioritariamente envolvida em desenvolvimento industrial, cooperação comercial, finanças, cultura, desporto e turismo. Foi através dela que o Grupo Da Hengqin criou o centro financeiro e de investimento para comércio internacional, utilizando-a para promover a cooperação entre empresas de Hengqin e Macau e como uma janela de intercâmbio com Macau. A OMAS é uma das empresas de construção mais conhecidas e influentes em Hengqin, especialmente no que diz respeito à construção de infraestruturas, engenharia municipal, arrendamento de maquinaria.
Segundo o acordo, as partes vão aproveitar as vantagens de ambas em Hengqin e em Macau para desenvolver o comércio de materiais de construção transfronteiriço e apoiar a construção de infraestruturas em Macau através da partilha de recursos, benefícios e inovação. Será também promovida a comunicação e cooperação entre as duas cidades nas áreas cultural e desportiva. Será reforçada a cooperação no setor de finanças e exploradas novas formas de inovação financeira transfronteiriça. Serão ainda abertos canais de investimento ao serviço de empresas de ambas as regiões, promovendo um desenvolvimento coordenado de toda a indústria. Para ambas as empresas esta é uma oportunidade para explorar um modelo de cooperação inovador entre Hengqin e Macau, ajudando na construção da zona de cooperação entre Guangdong e Macau para inovar nas formas de partilha de recursos regionais.