As amostras foram recuperadas, mais tarde, sem quaisquer danos. Incidente causou pânico.
Na Índia, macacos atacaram um profissional de saúde, roubando amostras de sangue contaminadas com Covid-19. O insólito incidente aconteceu, esta semana, em Meerut, perto de Nova Deli.
O roubo das três amostras causou o pânico na comunidade, uma vez que temeu-se que a doença pudesse se espalhar por conta disso. Os macacos fugiram para as árvores mais próximas e um deles tentou comer uma das amostras.
As amostras foram recuperadas mais tarde, não danificadas, disse à AFP o reitor da Faculdade de Medicina de Meerut, Dheeraj Raj, esta sexta-feira depois que imagens do incidente tornaram-se virais nas redes sociais.
“Eles ainda estavam intactos e não acreditamos que exista risco de contaminação ou propagação”, afirmou Raj que disse ainda que as três pessoas cujas amostras foram roubadas acabaram testadas novamente para o novo coronavírus.
O SARS-CoV-2 já foi detectado em animais, embora não haja confirmação científica de que a doença possa ser transmitida aos seres humanos a partir desses animais.
O número de mortes por Covid-19 na Índia já ultrapassou o da vizinha China, com 175 novas mortes em 24 horas, totalizando 4.706, segundo dados oficiais.