Seis em cada 10 empresas cabo-verdianas fecharam atividade - Plataforma Media

Seis em cada 10 empresas cabo-verdianas fecharam atividade

Um inquérito realizado em Cabo Verde concluiu que seis em cada 10 empresas do país (65%) suspenderam as suas atividades e quase metade (46%) não tem previsão de reabertura.

Segundo o estudo, realizado pela Associação de Mulheres Empresárias de Cabo Verde (AME-CV), e enviado à agência Lusa, do total de empresas que suspenderam as suas atividades, 82% tomaram essa decisão entre a 2.ª e a 3.ª semana de março, precisamente na altura em que Cabo Verde registou o primeiro caso da doença, em 19 de março.

Mas de metade das empresas (61%) que passaram a operar de forma parcial, tiveram que reduzir parte das atividades, acrescentou o inquérito sobre os efeitos da pandemia da covid-19 nas empresas cabo-verdianas.

O mesmo trabalho registou que das 15% de empresas que estão a operar – nas suas instalações ou em teletrabalho – a maioria (76%) não tem intenção de fazer a suspensão das atividades.

De acordo com os dados do Ministério da Justiça e Trabalho, até 27 de abril deram entrada na Direção-Geral do Trabalho 16.090 pedidos de suspensão do contrato de trabalho, referentes a um total de cerca de 994 empresas.

Outro dado constatado pelo inquérito é que seis em cada 10 empresas cabo-verdianas tiveram mais de 80% de perda de faturação em abril, face ao período homólogo (60%).

“Alguns com perda de 100% de faturação”, salientou o inquérito, realizado em parceria com a Afrosondagem, Câmaras de Comércio e de Turismo, Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde e Associação de Agência de Viagens e Turismo.

Plataforma/Lusa-Cabo Verde

Related posts
EconomiaMundo

Musk assume controle do Twitter e demite diretores

ChinaLusofonia

‘“928 Challenge”: Startups’ chinesas dominam competição em Macau

ChinaEconomia

Empresas norte-americanas antecipam queda nas receitas

ChinaEconomia

“Está a tornar-se cada vez mais fácil estabelecer empresas em Guangdong”

Assine nossa Newsletter