China ataca EUA: "Mentiras desperdiçam mais tempo e levam a mais vidas perdidas" - Plataforma Media

China ataca EUA: “Mentiras desperdiçam mais tempo e levam a mais vidas perdidas”

O departamento de inteligência do EUA (CIA) acusou Pequim de ter ocultado o número verdadeiro de casos infetados e mortes provocadas pelo Covid-19. Contudo, a resposta do oriente não tardou, com o governo da China a refutar estas acusações, salientado que Trump quer disfarçar a sua má prevenção no ataque ao vírus.

“A China sempre foi aberta, transparente e responsável em todos os seus esforços. Os poucos indivíduos norte-americanos acusando a China podem contar ao mundo, se o surto tivesse atingido os EUA primeiro, se teriam lidado melhor com a situação? Se a resposta for sim, gostaria de saber se eles poderiam responder o seguinte: em 15 de janeiro, o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA emitiu avisos sobre pneumonia causada pelo coronavírus. Em 25 de janeiro, os EUA anunciaram a decisão de fechar o seu consulado em Wuhan e retirar todo o pessoal. Em 2 de fevereiro, proibiram a entrada de todos os nacionais e estrangeiros chineses que estiveram na China nos últimos 14 dias. O que os EUA fizeram nos dois meses desde então?“, começou por questionar Hua Chunying, porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China.

Numa longa resposta aos jornalistas que questionaram o governo chinês sobre as acusações da CIA, Hua Chunying vai mais longe, acusando os EUA de quererem “procurar desculpas e bodes expiatórios pela sua fraca resposta” a este vírus.

“Entendemos que os EUA estão a enfrentar dificuldades e algumas autoridades estão sob pressão e sentimos profundamente as dificuldades do povo americano. Fora do espírito humanitário, gostaríamos de fornecer apoio e ajuda, conforme a nossa capacidade permitir. No entanto, os comentários desses poucos políticos americanos são apenas vergonhosos e moralmente repulsivos. Como dissemos repetidamente, calúnias, difamações e jogos de culpa não podem compensar o tempo perdido. Mais mentiras desperdiçam mais tempo e levam a mais vidas perdidas. Um conselho para esses políticos: neste momento, a vida deve vir antes da política. É imoral e desumano politizar a saúde pública, que deve ser condenada por todos os EUA e além. Espero que não percam mais tempo e se concentrem em combater a pandemia e salvar vidas americanas”, referiu.

Related posts
Política

Trump pede ao Supremo Tribunal que se pronuncie sobre documentos apreendidos

MundoPolítica

Coreia do Sul e EUA disparam mísseis no Mar do Japão após teste norte-coreano

MundoPolítica

Promotores acusam partidários de Trump que invadiram o Capitólio de 'rebelião armada'

Política

Biden anunciará mais sanções contra o Irão por repressão de protestos

Assine nossa Newsletter