Início Cultura Lótus de Ieong Tai Meng brilha no Louvre

Lótus de Ieong Tai Meng brilha no Louvre

O pintor de Macau Ieong Tai Meng voltou a ser distinguido em Paris. Recebeu a Medalha de Ouro da Sociedade Nacional de Belas Artes e expôs no Louvre.

Ieong Tai Meng é uma presença assídua nas altas esferas da pintura e belas artes em Paris. Em 2014 ganhou o Prémio de Ouro da Exposição Internacional de Arte de Paris e no ano passado voltou a expor na capital francesa com a obra “O Brilho do Sonho de Lótus”, no Salão de Outono em Paris. 

Em dezembro, Ieong, um dos nomes maiores da pintura chinesa de Macau, viu o seu trabalho ser distinguido pela Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) de França com a Medalha de Ouro da SNBA, além de ter voltado a ter obras suas em exposição em Paris, desta vez na Exposição do Salão Internacional de Arte 2019, entre 12 e 15 de dezembro, no Museu do Louvre, uma iniciativa que contou com o alto patrocínio do presidente da República Francesa Emmanuel Macron. 

Para Ieong Tai Meng – nome artístico de Ieong Weng Kuong –  trata-se de um reconhecimento para toda a população de Macau, numa altura especial como a da comemoração do 20o aniversário do retorno de Macau à China”. 2019 foi também um ano em que se assinalaram os 55 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular da China (RPC) e a República Francesa, além de se ter celebrado o 70o aniversário da RPC. Ieong, que coordena o programa de doutoramento em Belas Artes da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau salienta o significado especial da distinção neste contexto de triplo aniversário. 

Na arte do também presidente da Academia de Pintura de Macau pontificam paisagens da natureza com pássaros e flores, uma em especial: a flor de lótus.

“A flor de lótus simboliza Macau, significando prosperidade, estabilidade e harmonia. Espero que o mundo possa assim conhecer melhor Macau como terra de cultura”, afirma Ieong ao PLATAFORMA. Num comentário publicado no Jornal de Arte Global da China, o presidente da SNBA, Michel King, elogia o trabalho de Ieong por “herdar e desenvolver a tradição da pintura tradicional chinesa”,  corporizando uma combinação com origens na Dinastia Song entre desenho, pintura e poesia”. 

King salienta que “o amor de Ieong Tai Meng pela lótus, flores e pássaros constitui uma maravilhosa fonte de inspiração para ele”, acrescentado que “esta é faceta que a natureza apresenta aos poetas e é este tipo de emoção que brota da sua pintura”. 

A SNBA concedeu  a Ieong Tai Meng o estatuto de agente Exposição do Salão Internacional de Arte 2019, tendo sido responsável pela seleção de obras e pintores chineses.

A medalha de ouro da SNBA e a participação nesta exposição em Paris culmina um ano de 2019 que tinha tido outros pontos altos para Ieong como, por exemplo, a exposição “Lótus Eterna”, patente nas instalações do Instituto Português do Oriente (IPOR), que teve como motivo o  40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular da China e Portugal. A exposição contou com a visita do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa.  No ano que agora finda, Ieong também foi convidado para ser responsável pelo design da série de selos “Spring of Haojiang River”, além de ter participado na 6a Exposição de Belas Artes das Academias de Pintura da China. 

No futuro, Ieong, um dos fundadores da Associação de Artistas da China, Macau e dos Países da Língua Portuguesa, tem planos para levar artistas lusófonos ao mercado e aos apreciadores de arte da China começando pela Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. 

A pintura que esteve exposta no Louvre  – “fragance flows away” -pode ser apreciada no dia 17 de janeiro, num evento a ter lugar no Clube Militar de Macau, organizado pela Associação Comercial Internacional para os Mercados Lusófonos. 

José Carlos Matias 03.01.2020

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!